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dc.contributor.advisorJesus, Rosane Meire Vieira de-
dc.contributor.authorRocha, Maria das Dores Gomes da-
dc.creatorRocha, Maria das Dores Gomes da-
dc.date.accessioned2020-03-13T16:29:46Z-
dc.date.available2020-03-13T16:29:46Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.date.submitted1919-04-22-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31674-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs a compreender as experiências de aprendizagem, na perspectiva dos diversos letramentos, nas turmas de Edificações do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos), no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, procurando considerar a importância dos saberes e implicações dos alunos. Para tanto, o trabalho reconhece o papel dos letramentos na aquisição das disciplinas técnicas e, consequentemente, sua contribuição no processo de humanização em meio a um ensino profissionalizante. Faz referência às teorias sobre Educação Profissional de Moll (2010), na perspectiva do direito à Educação Integrada de Ciavatta (2008). E, com o Programa em transição para um PROEJA FIC (Formação Inicial e Continuada), são apresentadas discussões curriculares baseadas em Lopes (2011) e na ótica dos letramentos de Rojo (2012) e (2016), voltando-se para o aluno de Educação de Jovens e Adultos como participante das experiências de multiletramentos, a partir da presença das tecnologias digitais na vida social. Numa abordagem qualitativa de pesquisa, houve dois momentos: a análise documental e análise das informações produzidas em entrevistas com os envolvidos. Os dados obtidos demonstram como o letramento digital dos alunos jovens e adultos está muito voltado para a instrumentalidade das disciplinas técnicas e não como um elemento de fortalecimento das relações socioculturais. É proposta, então, como ação interventiva, a organização de um núcleo de produção de webdocumentários, cuja produção coletiva pretende valorizar as experiências de aprendizagem de multiletramentos e trajetividades identitárias dos estudantes-autores.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This paper aims to understand the experiences of learning, from the perspective of the various literacies, in the classes of Building Course of PROEJA (National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in Youth and Adult Mode) at the Federal Institute of the Sertão - PE, trying to consider the importance of the knowledge and implications of the students. Therefore, the work recognizes the role of literacy in the acquisition of technical subjects and, consequently, its contribution to the process of humanization in the midst of vocational training. It refers to theories on Professional Education of Moll (2010), from the perspective of Ciavatta's right to Integrated Education (2008). And, with the program in transition for a PROEJA FIC (Initial and Continuing Training), discussions are presented on the implementation of a new curriculum based on Lopes (2011) and in Rojo's (2012) and (2016) perspectives of literacy, turning to the Youth and Adult Education student as a participant in multi-literacies experiences, from the presence of digital technologies in social life. In a qualitative research approach, there were two moments: the documentary analysis and analysis of the information collected in the interviews of those involved. The data obtained demonstrate how the digital literacy of young and adult students is very focused on the instrumentality of the technical subjects and not as an element of strengthening the socio-cultural relations. It is proposed, therefore, as an intervention action, the organization of a web documentary production nucleus, whose collective production intends to value the learning experiences of multielements and identity trajectories of the student-authors.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolinapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEnsino integradopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil)pt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectIntegrate educacationpt_BR
dc.subjectPROEJA (Program of youngs and adults education)pt_BR
dc.subjectYoungs and adults educationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.titleOs letramentos do PROEJA: contribuições na formação do Técnico em Edificações do IF Sertão-PE.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Maria Jucilene Lima-
dc.contributor.refereesSales, Márcea Andrade-
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.refereesJesus, Rosane Meire Vieira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino profissionalizantept_BR
dc.subject.cnpqEducação de adultospt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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