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Tipo: Dissertação
Título: A escrita de crianças da educação infantil que vivem em situação de pobreza.
Autor(es): Santos, Lilian Santana dos
Autor(es): Santos, Lilian Santana dos
Abstract: Este estudo enfoca aspectos importantes no âmbito da escola pública ao levar em consideração as condições socioeconômicas dos sujeitos que vivem em contextos de pobreza, não para diminuí-los ou rotulá-los, mas para analisar as relações que se estabelecem entre esses sujeitos e a linguagem, assumindo a linguagem na perspectiva das práticas sociais. Esse é um ponto importante e que demonstra a complexidade em tratar do tema pobreza e educação, sem, contudo, cair na armadilha de considerar à condição de pobreza como falta, déficit, problemas e transtornos. É importante salientar que nos afastamos deste tipo de concepção. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a escrita inicial de crianças da Educação Infantil, mais especificamente, o modo como elas lidam com a relação grafema-fonema. O percurso metodológico se caracteriza por um estudo quantiqualitativo, de corte transversal. A presente investigação teve o ambiente escolar como fonte direta de coleta de dados. Participaram desta pesquisa 14 crianças da Educação Infantil, matriculadas no grupo cinco, de uma escola municipal localizada em São Francisco do Conde/BA. Para a coleta de dados propusemos as crianças diversas atividades de escrita como: lista de brinquedos, lista de compras, lista de palavras e respostas de adivinhações. Os dados foram organizados, selecionados e categorizados, tendo por base o objetivo e o referencial teórico adotado. O corpus desta pesquisa integrou um total de 84 produções para análise do princípio alfabético – especialmente da relação grafema-fonema. Primeiramente analisamos a escrita da turma (sem destacar as crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família - PBF). Os dados apontaram que as crianças, de modo geral, usaram letras para registrar as palavras, em detrimento de números, desenhos ou qualquer outro símbolo; a maioria das crianças já perceberam a relação grafema-fonema e algumas crianças estão atentas para as unidades linguísticas como as sílabas. Posteriormente a esse resultado, optamos por realizar uma análise dos dados das crianças beneficiárias do PBF. Assim, selecionamos por sorteio 5 crianças e analisamos suas produções a partir das 7 tendências encontradas. A partir dos resultados encontrados percebemos que não há diferenças qualitativas importantes na escrita das crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, o que aponta para indícios de uma aproximação do princípio alfabético. Esperamos com essa pesquisa contribuir com as reflexões acerca da produção escrita de crianças que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, propondo um olhar para além de uma visão cognitiva dos processos de linguagem.
ABSTRACT This study focuses on important aspects within the public school by taking into account the socioeconomic conditions of subjects living in poverty contexts, not to diminish or label them, but to analyze the relationships that are established between these subjects and language, assuming language from the perspective of social practices. This is an important point that demonstrates the complexity of addressing the issue of poverty and education, without, however, falling into the trap of considering the condition of poverty as lack, deficit, problems and disorders. It is important to stress that we move away from this kind of conception. This research aimed to analyze the early writing of preschool children, more specifically, the way they deal with the grapheme-phoneme relationship. The methodological course is characterized by a quantitative and qualitative cross-sectional study. The present investigation had the school environment as a direct source of data collection. Participated in this research 14 children of Kindergarten, enrolled in group five, from a municipal school located in São Francisco do Conde / BA. For date collection we proposed the children various writing activities such as: toy list, shopping list, word list and guesswork answers. Data were organized, selected and categorized, based on the objective and the adopted theoretical framework. The corpus of this research integrated a total of 84 productions for analysis of the alphabetic principle - especially of the grapheme-phoneme relationship. First we analyze the writing of the class (without highlighting the children who benefit from the Bolsa Família Program - BFP). The date indicated that children generally used letters to record words, rather than numbers, drawings or any other symbol; Most children have realized the grapheme-phoneme relationship, and some children are mindful of language units such as syllables. After this result, we opted to perform an analysis of the data from the children who benefit from the BFP. Thus, we selected 5 children by lot and analyzed their productions from the 7 trends found. From the results found we realize that there are no important qualitative differences in the writing of children benefited by the Bolsa Família Program, which points to evidence of an approximation of the alphabetic principle. We hope with this research contribute to the reflections on the written production of children living in poverty and extreme poverty, proposing a look beyond a cognitive view of language processes.
Palavras-chave: Pobreza
Programa Bolsa Família
Escrita Infantil
Escrita
Crianças - Escrita
Pobreza
Poverty
Bolsa Família Program
Children's Writing
CNPq: Educação
Linguística
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31483
Data do documento: 27-Fev-2020
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