Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31321
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estrategia de posicionamento de imagens para empresas brasileiras no mercado internacional: estudo preliminar sobre a empresa Janela do Mundo
Authors: Pereira, Sumaia Árabe
metadata.dc.creator: Pereira, Sumaia Árabe
Abstract: O presente trabalho tem como tema a estratégia de posicionamento de imagem para empresas brasileiras no mercado internacional, valendo-se, para tanto, do estudo de caso da empresa Janela do Mundo aliado a uma revisão bibliográfica conceitual, com a intenção de ajudar empresas brasileiras que pretendam atuar no mercado internacional. Pensando nessa perspectiva, abre-se o trabalho com a introdução, a qual traça os elementos norteadores da pesquisa; no primeiro capítulo, são expostos conceitos de estratégia empresarial, sua formação, organização e aplicação, e o que é a estratégia de comunicação no universo da empresa, para, no segundo capítulo, estudar o que é imagem e suas formas de posicionamento no mercado internacional. A imagem é trabalhada na presente monografia dentro de um planejamento estratégico de comunicação que possibilita a criação, a gestão e a orientação da imagem, da qual a marca é o símbolo maior, mas não o único. Como argumento que comprova esta tese, defende-se a associação planejada da imagem empresarial com a imagem do país de origem, com o fito de atrair o consumidor e proporcionar um diferencial estratégico para tal empresa. O capítulo final trata do estudo de caso, que foi viabilizado devido a recente abertura de uma empresa brasileira Janela do Mundo em Madrid, consistindo o capítulo na contextualização do espaço geográfico matéria da análise, bem como da empresa estudada, encerrando o trabalho com a apresentação de um planejamento estratégico de posicionamento de imagem para empresa Janela do Mundo.
Keywords: Estratégia de comunicação
Imagem empresarial
Posicionamento de Imagem
Empresa brasileira
Marca-país
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31321
Issue Date: 27-Jan-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA SUMAIA - COMPLETA.pdfMonografia261,94 kBAdobe PDFView/Open
Microsoft Word - PRÉ-TEXTUAIS.pdf41,8 kBAdobe PDFView/Open
ATESTADO.pdf65,92 kBAdobe PDFView/Open
Anexo A.pdf86,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.