Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31122
metadata.dc.type: Outros
Título : Avaliação externa e avaliação institucional: o que nos dizem os projetos pedagógicos de cursos de uma Instituição Federal de Ensino?
Autor : Nascimento, Jaqueline Dourado do
Santos Júnior, Edmilson José dos
Gonçalves, Wezley Ricardo Bezerra
Santos, Cinthia Lima dos
metadata.dc.creator: Nascimento, Jaqueline Dourado do
Santos Júnior, Edmilson José dos
Gonçalves, Wezley Ricardo Bezerra
Santos, Cinthia Lima dos
Resumen : A avaliação externa e a avaliação institucional são elementos importantes para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior (IES). Assim, este trabalho analisa de que modo as avaliações externas e a avaliação institucional estão descritas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação de uma instituição pública de ensino superior. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, com a análise documental. Foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Observou-se que a maioria dos PPC abordam de maneira superficial, a avaliação externa, especificamente sobre o Sinaes e o Enade e a avaliação institucional, a avaliação direcionada para fins de regulação do sistema. Há falta de compreensão entre a diferença da autoavaliação institucional e a avaliação de cursos. Assim, como existe uma ausência da articulação da avaliação institucional ou externa para melhoria dos PPC. O uso dos resultados das avaliações tem ocorrido de maneira limitada no contexto investigado. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa, tendo a avaliação como um elemento de contribuição para um conhecimento aprofundado da realidade e melhoria dos processos de gestão e pedagógicos.
Palabras clave : Avaliações Externas
Projetos Políticos Pedagógicos
Avaliação Institucional
Gestão
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31122
Fecha de publicación : oct-2019
Aparece en las colecciones: Anais e relatórios (AVALIES 2019)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.