Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Jaqueline Dourado do | - |
dc.contributor.author | Santos Júnior, Edmilson José dos | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Wezley Ricardo Bezerra | - |
dc.contributor.author | Santos, Cinthia Lima dos | - |
dc.creator | Nascimento, Jaqueline Dourado do | - |
dc.creator | Santos Júnior, Edmilson José dos | - |
dc.creator | Gonçalves, Wezley Ricardo Bezerra | - |
dc.creator | Santos, Cinthia Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T13:40:53Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T13:40:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31122 | - |
dc.description.abstract | A avaliação externa e a avaliação institucional são elementos importantes para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior (IES). Assim, este trabalho analisa de que modo as avaliações externas e a avaliação institucional estão descritas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação de uma instituição pública de ensino superior. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, com a análise documental. Foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Observou-se que a maioria dos PPC abordam de maneira superficial, a avaliação externa, especificamente sobre o Sinaes e o Enade e a avaliação institucional, a avaliação direcionada para fins de regulação do sistema. Há falta de compreensão entre a diferença da autoavaliação institucional e a avaliação de cursos. Assim, como existe uma ausência da articulação da avaliação institucional ou externa para melhoria dos PPC. O uso dos resultados das avaliações tem ocorrido de maneira limitada no contexto investigado. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa, tendo a avaliação como um elemento de contribuição para um conhecimento aprofundado da realidade e melhoria dos processos de gestão e pedagógicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliações Externas | pt_BR |
dc.subject | Projetos Políticos Pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Institucional | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.title | Avaliação externa e avaliação institucional: o que nos dizem os projetos pedagógicos de cursos de uma Instituição Federal de Ensino? | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO-EXTERNA-E-AVALIAÇÃO-INSTITUCIONAL-O-QUE-NOS-DIZEM-OS-PROJETOS-PEDAGÓGICOS-DE-CURSOS-DE-UMA-INSTITUIÇÃO-FEDERAL-DE-ENSINO.pdf | 193,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.