Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Jaqueline Dourado do-
dc.contributor.authorSantos Júnior, Edmilson José dos-
dc.contributor.authorGonçalves, Wezley Ricardo Bezerra-
dc.contributor.authorSantos, Cinthia Lima dos-
dc.creatorNascimento, Jaqueline Dourado do-
dc.creatorSantos Júnior, Edmilson José dos-
dc.creatorGonçalves, Wezley Ricardo Bezerra-
dc.creatorSantos, Cinthia Lima dos-
dc.date.accessioned2019-12-17T13:40:53Z-
dc.date.available2019-12-17T13:40:53Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31122-
dc.description.abstractA avaliação externa e a avaliação institucional são elementos importantes para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior (IES). Assim, este trabalho analisa de que modo as avaliações externas e a avaliação institucional estão descritas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação de uma instituição pública de ensino superior. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, com a análise documental. Foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Observou-se que a maioria dos PPC abordam de maneira superficial, a avaliação externa, especificamente sobre o Sinaes e o Enade e a avaliação institucional, a avaliação direcionada para fins de regulação do sistema. Há falta de compreensão entre a diferença da autoavaliação institucional e a avaliação de cursos. Assim, como existe uma ausência da articulação da avaliação institucional ou externa para melhoria dos PPC. O uso dos resultados das avaliações tem ocorrido de maneira limitada no contexto investigado. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa, tendo a avaliação como um elemento de contribuição para um conhecimento aprofundado da realidade e melhoria dos processos de gestão e pedagógicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliações Externaspt_BR
dc.subjectProjetos Políticos Pedagógicospt_BR
dc.subjectAvaliação Institucionalpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleAvaliação externa e avaliação institucional: o que nos dizem os projetos pedagógicos de cursos de uma Instituição Federal de Ensino?pt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.