Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31005
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Videos publicitários da Bahiatursa: a construção discursiva do produto bahia em duas gestões do órgão de promoção ao turismo 2003 2010
Authors: Santos, Daiane de Vasconcellos
metadata.dc.creator: Santos, Daiane de Vasconcellos
Abstract: Este trabalho monográfico versa sobre a análise dos vídeos publicitários da Bahiatursa entre 2003 e 2010. O enfoque desta pesquisa é a comparação de dois modelos discursivos sobre o Produto Bahia nas respectivas gestões: a primeira sob à presidência de Cláudio Taboaba (2003-2006) e, a segunda com Emília Salvador (2007-2010). Neste sentido, o recorte temporal do trabalho, será a partir da observação do posicionamento de marca do Produto Bahia, analisando suas semelhanças e diferenças entre duas gestões e modelos de governos diferenciados. Para tanto, alguns questionamentos permeiam a pesquisa: como a Bahia é projetada nos anúncios publicitários de Cláudio Taboaba (2003-2006) e na gestão de Emília Salvador (2007-2010)? O que mudou ao longo desses referidos anos no posicionamento discursivo da Bahiatursa com relação ao Produto Bahia? Embora, cada gestão fosse vinculada a um governo de Estado diferente, o conceito de Bahia continuou sendo o mesmo? A Bahiatursa como órgão oficial na promoção do turismo baiano tem como uma de suas atribuições, divulgar o Estado e funcionar como “porta-voz” do governo. Como fundamentação teórica, o trabalho apresentará a noção de mundo possível de Semprini, o conceito de mito criado por Barthes e a proposta da ridimensionalidade do discurso de Fairclough.
Keywords: Turismo - Bahia
Produto Bahia
Bahiatursa - Análise do discurso
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31005
Issue Date: 4-Dec-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Daiane Vasconcellos.pdfTCC974,88 kBAdobe PDFView/Open
Capa, sumário, resumo.pdf34,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.