Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30798
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O repositório institucional da Universidade Federal da Bahia: verificação da adesão dos programas de Pós-Graduação da Área I
Authors: Santos, Davilene
metadata.dc.creator: Santos, Davilene
Abstract: Um Repositório Institucional é uma ferramenta que permite o armazenamento, preservação e memória de uma universidade, elevando a visibilidade da produção acadêmica e científica. Disponibilizar o conhecimento produzido nas Instituições Federais de Ensino Superior é um dos pilares que sustenta a existência dos repositórios. Já a democratização do acesso à informação é parte integrante do Movimento de Acesso Aberto, do qual originaram-se os repositórios. Nesse sentido, este estudo propõe-se a verificar como vem ocorrendo a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica dos cursos de pós-graduação da Área I, no período de 2010 a 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. Dessa forma, objetivou-se analisar a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica nos programas de pós-graduação da Área I entre 2010 e 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, através da observação sistemática das subcomunidades dos programas de pós-graduação no Repositório; assim como a identificação dos tipos de documentos inseridos, e investigar, junto aos coordenadores de curso, os critérios utilizados pelos programas para inserção da produção acadêmica e científica nesse ambiente virtual. Para o alcance dos objetivos propostos, adotamos com instrumento de coleta de dados, a observação sistemática da subcomunidades no Repositório e das homapage dos programas, além da aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos de pós-graduação da Área I, através da ferramenta SurveyMonkey. A pesquisa possui natureza qualitativa-quantitativa, que visa descrever os fenômenos de modo categorizados e numericamente. O estudo revela a necessidade de intervenção das instâncias superiores da instituição, junto à comunidade acadêmica e científica, para alavancar o uso e a disponibilização de conteúdo no Repositório Institucional, não como mais uma base de dados local e superficial, como alguns coordenadores colocaram, mas como um espaço de preservação, memória e visibilidade da instituição. Consideramos, de todo modo, que o estudo foi satisfatório, ao possibilitar a identificação de possíveis entraves e dificuldades da Área I da universidade, para a disponibilização de conteúdo em acesso aberto. Constatamos que, na sua maioria, os programas tendem a incentivar a inserção de conteúdo, mas ainda de forma irrelevante, sem definições de procedimentos ou mesmo incentivos.
Keywords: Repositório Institucional
Universidade
Comunicação científica
Acesso aberto
Programa de Pós-Graduação
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicada
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30798
Issue Date: 22-Oct-2019
Appears in Collections:Dissertação (PPGEISU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Davilene - Versão final.pdf6,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.