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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Flávia-
dc.contributor.authorSantos, Davilene-
dc.creatorSantos, Davilene-
dc.date.accessioned2019-10-22T17:12:36Z-
dc.date.available2019-10-22T17:12:36Z-
dc.date.issued2019-10-22-
dc.date.submitted2019-10-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30798-
dc.description.abstractUm Repositório Institucional é uma ferramenta que permite o armazenamento, preservação e memória de uma universidade, elevando a visibilidade da produção acadêmica e científica. Disponibilizar o conhecimento produzido nas Instituições Federais de Ensino Superior é um dos pilares que sustenta a existência dos repositórios. Já a democratização do acesso à informação é parte integrante do Movimento de Acesso Aberto, do qual originaram-se os repositórios. Nesse sentido, este estudo propõe-se a verificar como vem ocorrendo a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica dos cursos de pós-graduação da Área I, no período de 2010 a 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. Dessa forma, objetivou-se analisar a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica nos programas de pós-graduação da Área I entre 2010 e 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, através da observação sistemática das subcomunidades dos programas de pós-graduação no Repositório; assim como a identificação dos tipos de documentos inseridos, e investigar, junto aos coordenadores de curso, os critérios utilizados pelos programas para inserção da produção acadêmica e científica nesse ambiente virtual. Para o alcance dos objetivos propostos, adotamos com instrumento de coleta de dados, a observação sistemática da subcomunidades no Repositório e das homapage dos programas, além da aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos de pós-graduação da Área I, através da ferramenta SurveyMonkey. A pesquisa possui natureza qualitativa-quantitativa, que visa descrever os fenômenos de modo categorizados e numericamente. O estudo revela a necessidade de intervenção das instâncias superiores da instituição, junto à comunidade acadêmica e científica, para alavancar o uso e a disponibilização de conteúdo no Repositório Institucional, não como mais uma base de dados local e superficial, como alguns coordenadores colocaram, mas como um espaço de preservação, memória e visibilidade da instituição. Consideramos, de todo modo, que o estudo foi satisfatório, ao possibilitar a identificação de possíveis entraves e dificuldades da Área I da universidade, para a disponibilização de conteúdo em acesso aberto. Constatamos que, na sua maioria, os programas tendem a incentivar a inserção de conteúdo, mas ainda de forma irrelevante, sem definições de procedimentos ou mesmo incentivos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepositório Institucionalpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectAcesso abertopt_BR
dc.subjectPrograma de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.titleO repositório institucional da Universidade Federal da Bahia: verificação da adesão dos programas de Pós-Graduação da Área Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesVéras, Renata-
dc.contributor.refereesLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.contributor.refereesRodrigues, Kátia de Oliveira-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOSpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADEpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadapt_BR
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