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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Uma proposta de ensino de leitura para aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental
Autor : Silva, Patrícia Leão da
metadata.dc.creator: Silva, Patrícia Leão da
Resumen : O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdo vem inquietando profissionais da área de educação. Este trabalho investiga o desenvolvimento da compreensão leitora dos surdos, mediada, primeiramente, na/pela língua de sinais para que sirva de base para construção de pensamentos e compreensão de conceitos que levem à reflexão sobre a modalidade escrita da língua portuguesa. A língua de sinais é a primeira língua que o surdo deve adquirir para através dela construir uma aprendizagem sobre uma segunda língua, no caso desta intervenção, a modalidade escrita da língua portuguesa. Desta forma, busco identificar como ocorre a compreensão leitora de gêneros textuais pelo aluno surdo. Para alcançar o objetivo da proposta de intervenção, eu usei as estratégias de ensino de leitura de Isabel Solé desenvolvida em encontros com atividades sistematizadas e sequenciadas que retratam o contexto de produção e de uso do gênero discursivo presente nos mapas de lugares dos alunos envolvidos na intervenção.
Palabras clave : Educação de surdos
Leitura - estudo e ensino
Estratégias de ensino de leitura
Surdos - educação
Lingua portuguesa - estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: Linguagens e Letramento
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30727
Fecha de publicación : 10-oct-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PROFLETRAS)

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