Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30727
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Uma proposta de ensino de leitura para aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental |
Authors: | Silva, Patrícia Leão da |
metadata.dc.creator: | Silva, Patrícia Leão da |
Abstract: | O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdo vem inquietando profissionais da área de educação. Este trabalho investiga o desenvolvimento da compreensão leitora dos surdos, mediada, primeiramente, na/pela língua de sinais para que sirva de base para construção de pensamentos e compreensão de conceitos que levem à reflexão sobre a modalidade escrita da língua portuguesa. A língua de sinais é a primeira língua que o surdo deve adquirir para através dela construir uma aprendizagem sobre uma segunda língua, no caso desta intervenção, a modalidade escrita da língua portuguesa. Desta forma, busco identificar como ocorre a compreensão leitora de gêneros textuais pelo aluno surdo. Para alcançar o objetivo da proposta de intervenção, eu usei as estratégias de ensino de leitura de Isabel Solé desenvolvida em encontros com atividades sistematizadas e sequenciadas que retratam o contexto de produção e de uso do gênero discursivo presente nos mapas de lugares dos alunos envolvidos na intervenção. |
Keywords: | Educação de surdos Leitura - estudo e ensino Estratégias de ensino de leitura Surdos - educação Lingua portuguesa - estudo e ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | Linguagens e Letramento |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30727 |
Issue Date: | 10-Oct-2019 |
Appears in Collections: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Memorial PatriciaLeão .pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.