Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30727
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma proposta de ensino de leitura para aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental
Authors: Silva, Patrícia Leão da
metadata.dc.creator: Silva, Patrícia Leão da
Abstract: O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdo vem inquietando profissionais da área de educação. Este trabalho investiga o desenvolvimento da compreensão leitora dos surdos, mediada, primeiramente, na/pela língua de sinais para que sirva de base para construção de pensamentos e compreensão de conceitos que levem à reflexão sobre a modalidade escrita da língua portuguesa. A língua de sinais é a primeira língua que o surdo deve adquirir para através dela construir uma aprendizagem sobre uma segunda língua, no caso desta intervenção, a modalidade escrita da língua portuguesa. Desta forma, busco identificar como ocorre a compreensão leitora de gêneros textuais pelo aluno surdo. Para alcançar o objetivo da proposta de intervenção, eu usei as estratégias de ensino de leitura de Isabel Solé desenvolvida em encontros com atividades sistematizadas e sequenciadas que retratam o contexto de produção e de uso do gênero discursivo presente nos mapas de lugares dos alunos envolvidos na intervenção.
Keywords: Educação de surdos
Leitura - estudo e ensino
Estratégias de ensino de leitura
Surdos - educação
Lingua portuguesa - estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: Linguagens e Letramento
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30727
Issue Date: 10-Oct-2019
Appears in Collections:Dissertação (PROFLETRAS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Memorial PatriciaLeão .pdf2,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.