Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30727
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de ensino de leitura para aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Patrícia Leão da
Autor(es): Silva, Patrícia Leão da
Abstract: O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdo vem inquietando profissionais da área de educação. Este trabalho investiga o desenvolvimento da compreensão leitora dos surdos, mediada, primeiramente, na/pela língua de sinais para que sirva de base para construção de pensamentos e compreensão de conceitos que levem à reflexão sobre a modalidade escrita da língua portuguesa. A língua de sinais é a primeira língua que o surdo deve adquirir para através dela construir uma aprendizagem sobre uma segunda língua, no caso desta intervenção, a modalidade escrita da língua portuguesa. Desta forma, busco identificar como ocorre a compreensão leitora de gêneros textuais pelo aluno surdo. Para alcançar o objetivo da proposta de intervenção, eu usei as estratégias de ensino de leitura de Isabel Solé desenvolvida em encontros com atividades sistematizadas e sequenciadas que retratam o contexto de produção e de uso do gênero discursivo presente nos mapas de lugares dos alunos envolvidos na intervenção.
Palavras-chave: Educação de surdos
Leitura - estudo e ensino
Estratégias de ensino de leitura
Surdos - educação
Lingua portuguesa - estudo e ensino
CNPq: Linguagens e Letramento
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30727
Data do documento: 10-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial PatriciaLeão .pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.