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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30499
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Literatura negra feminina, escrevivências e reexistência: uma proposta de letramento literário em sala de aula |
Autor : | Tanajura, Louise Conceição Pereira |
metadata.dc.creator: | Tanajura, Louise Conceição Pereira |
Resumen : | O letramento literário tem passado ao largo das práticas docentes da área de Língua Portuguesa: a preocupação com a dimensão estética do texto literário, bem como a formação de leitores de textos literários, explorando, também, a dimensão política desses textos não é uma preocupação do ensino básico. O utilitarismo e a pedagogização a que foram rebaixados os textos de literatura tem resultado em uma relação pouco estreita entre a/o estudante e os textos literários. Acrescente-se a isso uma insistência em uma exclusividade do trabalho com o cânone, que, nessa linha de escolarização da literatura, perde, também sua potência. Partindo dessa exclusividade citada, percebemos a ausência de textos escritos por mulheres negras na sala de aula, seja nos livros didáticos, seja na oferta da/o professor/a regente. As demandas por uma real efetivação da Lei 10.639/03 existem, são inegáveis. A Literatura, como forma de expressão que reflete o mundo e ajuda a construir ou desconstruir paradigmas, visões e estereótipos se apresenta como um caminho para a construção de indivíduos que possam repensar e cambiar suas atitudes, ao mesmo tempo em que pode fomentar noções de pertencimento e identidades, como raça e gênero. Nesse sentido é que se faz necessária uma metodologia que consiga aliar essas duas lacunas ainda persistentes no espaço escolar, o que se apresenta como um desafio, não só pelo combate ao tradicionalismo que esvazia, utilitariza e pedagogiza a Literatura, como, sobretudo, pela reafirmação da qualidade literária de textos escritos por mulheres negras, retificando não só a falsa noção de que não somos produtoras de conteúdo, como também que essa não é uma literatura menor. Na esteira da escrevivência de Conceição Evaristo, que reafirma a subjetividade de mulher negra em textos marcados em gênero e em raça, bem como do conceito de reexistência de Ana Lúcia Souza, ligado à presença de culturas e identidades diversas, habitualmente marginalizados, como a literatura negra, por exemplo, para dentro dos muros da escola, validando-se como agências de letramento, pretendemos construir um caminho (dentre outros possíveis) para que essa literatura possa chegar a classes de Ensino Fundamental, com toda a sua potência transformadora. |
Palabras clave : | Escrevivência Reexistência Letramento literário Literatura negra e feminina Mulher e literatura Negros e literatura |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30499 |
Fecha de publicación : | 2-sep-2019 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PROFLETRAS) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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