Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2994
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Epidemiologia do desenvolvimento cognitivo de escolares em Jequié, Bahia, Brasil: procedimentos de avaliação e resultados gerais
Otros títulos : Cadernos de Saúde Pública
Autor : Santos, Darci Neves dos
Borges, Ana Patrícia V.
Pereira, Paula Sanders
Chalhub, Anderson Almeida
Happé, Francesca
Silva, Rita C. Ribeiro
Assis, Ana Marlucia de Oliveira
Blanton, Ronald Edward
Parraga, Isabel Martin
Reis, Mitermayer Galvão dos
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Barreto, Mauricio Lima
metadata.dc.creator: Santos, Darci Neves dos
Borges, Ana Patrícia V.
Pereira, Paula Sanders
Chalhub, Anderson Almeida
Happé, Francesca
Silva, Rita C. Ribeiro
Assis, Ana Marlucia de Oliveira
Blanton, Ronald Edward
Parraga, Isabel Martin
Reis, Mitermayer Galvão dos
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Barreto, Mauricio Lima
Resumen : Este artigo descreve metodologia, aplicação e utilidade do teste das Matrizes Progressivas de Raven e do Teste de Sondagem Intelectual (TSI), comparando-os ainda com o rendimento escolar do aluno, em Jequié, Bahia. O Raven, que avalia o raciocínio não-verbal, foi aplicado a 374 escolares (7 a 17 anos). Somente 231 TSI foram respondidos porque requeriam habilidades de leitura e escrita. Foram coletadas notas escolares para todos os participantes. Um questionário avaliando recursos da escola e perfil do professor foi respondido por duzentos professores. Os escores dos testes Raven e TSI apresentaram uma boa correlação entre si (r = 0,53, p < 0,001) porém menor com as médias escolares (r = 0,22, p < 0,001 e r = 0,12, p < 0,07 respectivamente). Os escores do Raven e do TSI apresentaram baixas correlações com os conceitos escolares. A média de escores, tanto no teste Raven como no TSI, foi maior entre os meninos, sendo superior o desempenho das meninas nas notas escolares. De maneira geral o nível de desempenho cognitivo encontrado está aquém do esperado em crianças do grupo de idade analisada.
Palabras clave : Cognição
Estudos de Avaliação
Estudantes
Avaliação Educacional
Saúde Escolar
Cognition
Evaluation Studies
Students
Educational Measurement
School Health
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2994
Fecha de publicación : 2002
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
9300.pdf70,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.