Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2994
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Epidemiologia do desenvolvimento cognitivo de escolares em Jequié, Bahia, Brasil: procedimentos de avaliação e resultados gerais |
Other Titles: | Cadernos de Saúde Pública |
Authors: | Santos, Darci Neves dos Borges, Ana Patrícia V. Pereira, Paula Sanders Chalhub, Anderson Almeida Happé, Francesca Silva, Rita C. Ribeiro Assis, Ana Marlucia de Oliveira Blanton, Ronald Edward Parraga, Isabel Martin Reis, Mitermayer Galvão dos Almeida Filho, Naomar Monteiro de Barreto, Mauricio Lima |
metadata.dc.creator: | Santos, Darci Neves dos Borges, Ana Patrícia V. Pereira, Paula Sanders Chalhub, Anderson Almeida Happé, Francesca Silva, Rita C. Ribeiro Assis, Ana Marlucia de Oliveira Blanton, Ronald Edward Parraga, Isabel Martin Reis, Mitermayer Galvão dos Almeida Filho, Naomar Monteiro de Barreto, Mauricio Lima |
Abstract: | Este artigo descreve metodologia, aplicação e utilidade do teste das Matrizes Progressivas de Raven e do Teste de Sondagem Intelectual (TSI), comparando-os ainda com o rendimento escolar do aluno, em Jequié, Bahia. O Raven, que avalia o raciocínio não-verbal, foi aplicado a 374 escolares (7 a 17 anos). Somente 231 TSI foram respondidos porque requeriam habilidades de leitura e escrita. Foram coletadas notas escolares para todos os participantes. Um questionário avaliando recursos da escola e perfil do professor foi respondido por duzentos professores. Os escores dos testes Raven e TSI apresentaram uma boa correlação entre si (r = 0,53, p < 0,001) porém menor com as médias escolares (r = 0,22, p < 0,001 e r = 0,12, p < 0,07 respectivamente). Os escores do Raven e do TSI apresentaram baixas correlações com os conceitos escolares. A média de escores, tanto no teste Raven como no TSI, foi maior entre os meninos, sendo superior o desempenho das meninas nas notas escolares. De maneira geral o nível de desempenho cognitivo encontrado está aquém do esperado em crianças do grupo de idade analisada. |
Keywords: | Cognição Estudos de Avaliação Estudantes Avaliação Educacional Saúde Escolar Cognition Evaluation Studies Students Educational Measurement School Health |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2994 |
Issue Date: | 2002 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.