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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Darci Neves dos-
dc.contributor.authorBorges, Ana Patrícia V.-
dc.contributor.authorPereira, Paula Sanders-
dc.contributor.authorChalhub, Anderson Almeida-
dc.contributor.authorHappé, Francesca-
dc.contributor.authorSilva, Rita C. Ribeiro-
dc.contributor.authorAssis, Ana Marlucia de Oliveira-
dc.contributor.authorBlanton, Ronald Edward-
dc.contributor.authorParraga, Isabel Martin-
dc.contributor.authorReis, Mitermayer Galvão dos-
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.authorBarreto, Mauricio Lima-
dc.creatorSantos, Darci Neves dos-
dc.creatorBorges, Ana Patrícia V.-
dc.creatorPereira, Paula Sanders-
dc.creatorChalhub, Anderson Almeida-
dc.creatorHappé, Francesca-
dc.creatorSilva, Rita C. Ribeiro-
dc.creatorAssis, Ana Marlucia de Oliveira-
dc.creatorBlanton, Ronald Edward-
dc.creatorParraga, Isabel Martin-
dc.creatorReis, Mitermayer Galvão dos-
dc.creatorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.creatorBarreto, Mauricio Lima-
dc.date.accessioned2011-09-30T12:59:39Z-
dc.date.available2011-09-30T12:59:39Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.issn0102-311X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2994-
dc.descriptionp. 723-733pt_BR
dc.description.abstractEste artigo descreve metodologia, aplicação e utilidade do teste das Matrizes Progressivas de Raven e do Teste de Sondagem Intelectual (TSI), comparando-os ainda com o rendimento escolar do aluno, em Jequié, Bahia. O Raven, que avalia o raciocínio não-verbal, foi aplicado a 374 escolares (7 a 17 anos). Somente 231 TSI foram respondidos porque requeriam habilidades de leitura e escrita. Foram coletadas notas escolares para todos os participantes. Um questionário avaliando recursos da escola e perfil do professor foi respondido por duzentos professores. Os escores dos testes Raven e TSI apresentaram uma boa correlação entre si (r = 0,53, p < 0,001) porém menor com as médias escolares (r = 0,22, p < 0,001 e r = 0,12, p < 0,07 respectivamente). Os escores do Raven e do TSI apresentaram baixas correlações com os conceitos escolares. A média de escores, tanto no teste Raven como no TSI, foi maior entre os meninos, sendo superior o desempenho das meninas nas notas escolares. De maneira geral o nível de desempenho cognitivo encontrado está aquém do esperado em crianças do grupo de idade analisada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEstudos de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectSaúde Escolarpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectEvaluation Studiespt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectEducational Measurementpt_BR
dc.subjectSchool Healthpt_BR
dc.titleEpidemiologia do desenvolvimento cognitivo de escolares em Jequié, Bahia, Brasil: procedimentos de avaliação e resultados geraispt_BR
dc.title.alternativeCadernos de Saúde Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.number18(3)pt_BR
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