Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Santos, Darci Neves dos | - |
dc.contributor.author | Borges, Ana Patrícia V. | - |
dc.contributor.author | Pereira, Paula Sanders | - |
dc.contributor.author | Chalhub, Anderson Almeida | - |
dc.contributor.author | Happé, Francesca | - |
dc.contributor.author | Silva, Rita C. Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Assis, Ana Marlucia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Blanton, Ronald Edward | - |
dc.contributor.author | Parraga, Isabel Martin | - |
dc.contributor.author | Reis, Mitermayer Galvão dos | - |
dc.contributor.author | Almeida Filho, Naomar Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Barreto, Mauricio Lima | - |
dc.creator | Santos, Darci Neves dos | - |
dc.creator | Borges, Ana Patrícia V. | - |
dc.creator | Pereira, Paula Sanders | - |
dc.creator | Chalhub, Anderson Almeida | - |
dc.creator | Happé, Francesca | - |
dc.creator | Silva, Rita C. Ribeiro | - |
dc.creator | Assis, Ana Marlucia de Oliveira | - |
dc.creator | Blanton, Ronald Edward | - |
dc.creator | Parraga, Isabel Martin | - |
dc.creator | Reis, Mitermayer Galvão dos | - |
dc.creator | Almeida Filho, Naomar Monteiro de | - |
dc.creator | Barreto, Mauricio Lima | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-30T12:59:39Z | - |
dc.date.available | 2011-09-30T12:59:39Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.issn | 0102-311X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2994 | - |
dc.description | p. 723-733 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo descreve metodologia, aplicação e utilidade do teste das Matrizes Progressivas de Raven e do Teste de Sondagem Intelectual (TSI), comparando-os ainda com o rendimento escolar do aluno, em Jequié, Bahia. O Raven, que avalia o raciocínio não-verbal, foi aplicado a 374 escolares (7 a 17 anos). Somente 231 TSI foram respondidos porque requeriam habilidades
de leitura e escrita. Foram coletadas notas escolares para todos os participantes. Um questionário avaliando recursos da escola e perfil do professor foi respondido por duzentos professores. Os escores dos testes Raven e TSI apresentaram uma boa correlação entre si (r = 0,53, p < 0,001) porém
menor com as médias escolares (r = 0,22, p < 0,001 e r = 0,12, p < 0,07 respectivamente). Os escores do Raven e do TSI apresentaram baixas correlações com os conceitos escolares. A média de escores, tanto no teste Raven como no TSI, foi maior entre os meninos, sendo superior o desempenho
das meninas nas notas escolares. De maneira geral o nível de desempenho cognitivo
encontrado está aquém do esperado em crianças do grupo de idade analisada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Estudos de Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject | Cognition | pt_BR |
dc.subject | Evaluation Studies | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Educational Measurement | pt_BR |
dc.subject | School Health | pt_BR |
dc.title | Epidemiologia do desenvolvimento cognitivo de escolares em Jequié, Bahia, Brasil: procedimentos de avaliação e resultados gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Cadernos de Saúde Pública | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | 18(3) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)
|