Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29820
Tipo: Dissertação
Título: Tecendo olhares do ser negro: a dinâmica do ensino de arte na produção de espaços de pertencimento de afrodescendentes
Autor(es): Moura, Solange Maria de Souza
Autor(es): Moura, Solange Maria de Souza
Abstract: Esta dissertação analisa o Ensino da Arte – linguagem de artes visuais – na inclusão sociocultural de afro-descendentes compreendida nas produções de visibilidade do espaço de referência e de identidade cultural. Espaço e Identidade Cultural se articulam e se constroem, histórica e socialmente, nas representações de práticas culturais engendrados na relação entre poder, conhecimento e cultura. Focaliza os movimentos no trabalho pedagógico para mediar o olhar crítico e sensível entre a produção artística das culturas negras, as quais se têm dado visibilidade na sala de aula, e o público/estudantes/espectadores e produtores de imagem de arte, provocando identificações, ampliando os lugares do sujeito no mundo e (re) posicionando-o. Tais movimentos consubstanciados, neste ensino, pelas dimensões e discursos de seu campo de conhecimento envolvem escolhas políticas, caracterizando uma dinâmica inclusiva do Ensino da Arte que tece, sobretudo, nos processos de leitura, fruição e produção de imagens de arte as formas de produção dos espaços de pertencimento. Os espaços tornados visíveis e seus interstícios produzem a identidade cultural. O objeto de estudo teve como cenário a inclusão do Ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo do ensino básico do país, após a promulgação da Lei 10.639/03. E uma cena protagonizada na sala de aula de um Colégio Estadual do bairro de São Caetano, município de Salvador. Através da observação participante periférica, no período de fevereiro a novembro de 2008, o estudo de caráter qualitativo foi fundamentado nas bases teóricas da etnopesquisa crítica e multirreferencial, tecido com saberes enunciados por vozes autorizadas em plano de curso, entrevistas, projetos interdisciplinares, imagens e notas de campo. As análises do estudo apontam que, nessa cena, estudantes se reconhecem e se vêem pertencentes à cultura afrobrasileira, mas tal olhar se opera na homogeinização de experiências culturais, sem desfiar os porquês de representações que produzem sentidos e significados a partir da diversidade dessas experiências no cotidiano de seus atores.
ABSTRACT:This dissertation analyzes the Teaching of the Art - language of visual arts - in the socio-cultural inclusion of Afro-descendents in the productions of Visibility of the Space of Reference and Cultural Identity. Space and Cultural Identity are articulated and are built, historically and socially, in representations of cultural practices constructed by the connection among power, knowledge and culture. This study focus on the movements of the pedagogic work mediating the critical and sensitive view between the artistic production of the African and Afro-descendent cultures, which have been giving itself visibility in the classroom, and the public – students, viewers and producersof image of art - originating identifications and amplifying places of the subject in the world - repositioning him/her. Such movements constituted, in this teaching, by the dimensions and discourses of its field of knowledge include political choices which characterize an inclusive dynamic of the Teaching of the Art which interlace, especially, in the processes of reading, enjoyment and production of images of art, the forms of production of the space of belonging. The spaces made visible and its gaps produce the Cultural Identity. This study had as its scenery the inclusion of Afro-Brazilian and African History and Culture in the curriculum of basic courses in the country, after the promulgation of the Law 10.639/03; and a play performed in the classroom of a State School of the district of São Caetano, located in the city of Salvador, Brazil. Through participatory observation, from February to November of 2008, this qualitative study was based on the theory of Critical Ethno-Research and Multireferential and was developed using the knowledge acquired in courses, interviews, interdisciplinary projects and images and field notes. The study data analyses has shown that students recognize and see themselves belonging to the Afro-Brazilian culture, however, such sense of belonging produces itself in the homogenization of the African and African- Descendents cultural experiences without, however, disentangle the reasons why the representations produce meaning from the diversity of those experiences in the students’ daily life.
Palavras-chave: Arte – Estudo e ensino
Cultura afro-brasileira - Arte
Identidade cultural
Espaço (Arte)
Multiculturalismo
Colégio Estadual Prof. José Barreto de Araújo Bastos - Estudo de casos – Salvador (BA)
Ensino da arte
Imagem da arte
Inclusão
Teaching of the Art
Image of the Art
Inclusion
Space
Cultural Identity
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29820
Data do documento: 10-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.