Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabello, Roberto Sanches-
dc.contributor.authorMoura, Solange Maria de Souza-
dc.creatorMoura, Solange Maria de Souza-
dc.date.accessioned2019-06-10T19:36:03Z-
dc.date.available2019-06-10T19:36:03Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.date.submitted2009-03-13-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29820-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa o Ensino da Arte – linguagem de artes visuais – na inclusão sociocultural de afro-descendentes compreendida nas produções de visibilidade do espaço de referência e de identidade cultural. Espaço e Identidade Cultural se articulam e se constroem, histórica e socialmente, nas representações de práticas culturais engendrados na relação entre poder, conhecimento e cultura. Focaliza os movimentos no trabalho pedagógico para mediar o olhar crítico e sensível entre a produção artística das culturas negras, as quais se têm dado visibilidade na sala de aula, e o público/estudantes/espectadores e produtores de imagem de arte, provocando identificações, ampliando os lugares do sujeito no mundo e (re) posicionando-o. Tais movimentos consubstanciados, neste ensino, pelas dimensões e discursos de seu campo de conhecimento envolvem escolhas políticas, caracterizando uma dinâmica inclusiva do Ensino da Arte que tece, sobretudo, nos processos de leitura, fruição e produção de imagens de arte as formas de produção dos espaços de pertencimento. Os espaços tornados visíveis e seus interstícios produzem a identidade cultural. O objeto de estudo teve como cenário a inclusão do Ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo do ensino básico do país, após a promulgação da Lei 10.639/03. E uma cena protagonizada na sala de aula de um Colégio Estadual do bairro de São Caetano, município de Salvador. Através da observação participante periférica, no período de fevereiro a novembro de 2008, o estudo de caráter qualitativo foi fundamentado nas bases teóricas da etnopesquisa crítica e multirreferencial, tecido com saberes enunciados por vozes autorizadas em plano de curso, entrevistas, projetos interdisciplinares, imagens e notas de campo. As análises do estudo apontam que, nessa cena, estudantes se reconhecem e se vêem pertencentes à cultura afrobrasileira, mas tal olhar se opera na homogeinização de experiências culturais, sem desfiar os porquês de representações que produzem sentidos e significados a partir da diversidade dessas experiências no cotidiano de seus atores.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT:This dissertation analyzes the Teaching of the Art - language of visual arts - in the socio-cultural inclusion of Afro-descendents in the productions of Visibility of the Space of Reference and Cultural Identity. Space and Cultural Identity are articulated and are built, historically and socially, in representations of cultural practices constructed by the connection among power, knowledge and culture. This study focus on the movements of the pedagogic work mediating the critical and sensitive view between the artistic production of the African and Afro-descendent cultures, which have been giving itself visibility in the classroom, and the public – students, viewers and producersof image of art - originating identifications and amplifying places of the subject in the world - repositioning him/her. Such movements constituted, in this teaching, by the dimensions and discourses of its field of knowledge include political choices which characterize an inclusive dynamic of the Teaching of the Art which interlace, especially, in the processes of reading, enjoyment and production of images of art, the forms of production of the space of belonging. The spaces made visible and its gaps produce the Cultural Identity. This study had as its scenery the inclusion of Afro-Brazilian and African History and Culture in the curriculum of basic courses in the country, after the promulgation of the Law 10.639/03; and a play performed in the classroom of a State School of the district of São Caetano, located in the city of Salvador, Brazil. Through participatory observation, from February to November of 2008, this qualitative study was based on the theory of Critical Ethno-Research and Multireferential and was developed using the knowledge acquired in courses, interviews, interdisciplinary projects and images and field notes. The study data analyses has shown that students recognize and see themselves belonging to the Afro-Brazilian culture, however, such sense of belonging produces itself in the homogenization of the African and African- Descendents cultural experiences without, however, disentangle the reasons why the representations produce meaning from the diversity of those experiences in the students’ daily life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Artept_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectEspaço (Arte)pt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectColégio Estadual Prof. José Barreto de Araújo Bastos - Estudo de casos – Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectEnsino da artept_BR
dc.subjectImagem da artept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTeaching of the Artpt_BR
dc.subjectImage of the Artpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectCultural Identitypt_BR
dc.titleTecendo olhares do ser negro: a dinâmica do ensino de arte na produção de espaços de pertencimento de afrodescendentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesRabello, Roberto Sanches-
dc.contributor.refereesPimentel, Álamo-
dc.contributor.refereesTrigo, Isa Maria Faria-
dc.contributor.refereesFreitas, Joseania Miranda-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Solange Maria Moura.pdf21,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.