DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) >
Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29191

Title: Ciclos de formação humana: uma proposta curricular possível para escolas da Rede Municipal de Educação de Irecê
Authors: Nogueira, Janaína de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Musial, Gilvanice Barbosa da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Fetzner, Andrea Rosana
Keywords: Currículos - Planejamento;Educação - humanismo;Currículos;Proposta Curricular;Ciclo de Formação Humana;Implementação;Escola Piloto;Intervenção;Curricular Proposal;Curriculum;Cycle of Human Formation;Implementation;Pilot School;Intervention
Issue Date: 5-Apr-2019
Abstract: Este projeto de intervenção tem por objetivo apreender os desafios da implantação da Proposta Curricular de Irecê baseada em Ciclo de Formação Humana (CFH) projeto este iniciado em três escolas pilotos no ano de 2017 e apontar os caminhos possíveis para a implementação desta proposta em todas as escolas da Rede Municipal da Educação de Irecê. Como resultado de uma pesquisa fenomenológica realizada na Escola Municipal Tenente Marques Moitinho, este trabalho possibilitou-nos apreender os principais desafios para a implementação da Proposta Curricular em Ciclos de Formação Humana construída em 2011 pela primeira Turma de Especialização em Currículo Escolar ministrada pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Organizamos o trabalho em três partes: Na primeira discorremos sobre a história da Educação de Irecê fazendo um recorte histórico da Avante a UFBA, na segunda parte identificamos os caminhos que levaram a Rede municipal a optar por uma proposta de Ciclo de Formação e na terceira parte apresentamos o espaço da pesquisa, seus atores e a dinâmica do fazer curricular no chão da escola sendo estas especificidades inspiradoras para o desenvolvimento das Propostas para a construção das Intervenções sustentadas nos diálogos estabelecidos e nas contribuições de Arroyo (1999, 2000 e 2012), Aguiar (2009) Burnham (1993), Mainardes (2006), Gallo (1999) e demais autores pesquisadores da temática em discussão. Metodologicamente optamos pela abordagem qualitativa etnográfica com investigação e análise dos dados organizados e sistematizados assim: 1. Pesquisa documental que envolveu a análise das Propostas Curriculares de Irecê, o Plano de implementação da Proposta em CFH e os documentos históricos que retratam a educação de Irecê além dos decretos, índices escolares e legislação e 2. Pesquisa de cunho subjetivo onde realizamos observações, entrevistas, conversas sem roteiro pré-definido e depoimentos dos professores a partir da Roda de conversas com roteiro de entrevista semiestruturado.
ABSTRACT This project aims to learn the challenges of implementing the curriculum proposal of Irecê based on Human Cycle Training (CFH) project started in three pilot schools in the year 2017 and indicate the possible ways to implement this proposal in all schools of the Municipal Education Network of Irecê. As a result of a phenomenological research carried out at the Municipal School Tenente Marques Moitinho, this work enabled us to apprehend the main challenges for the implementation of the Curricular Proposal in Human Training Cycles built in 2011 by the first Specialized Group in School Curriculum given by the Federal University of Bahia - UFBA. We organize the work in three parts: In the first part we talk about the history of Irecê Education making a historical cut from Avante to UFBA, in the second part we identify the paths that led to the municipal network to opt for a proposal of Training Cycle and in the third part we present the research space, its actors and the dynamics of curriculum making on the school floor. These specific characteristics are the inspiration for the development of the Proposals for the construction of the Interventions supported by the established dialogues and the contributions of Arroyo (1999, 2000 and 2012), Aguiar (2009), Burnham (1993), Mainardes (2006), Gallo (1999) and other authors of the subject under discussion. Methodologically we chose the ethnographic qualitative approach with research and analysis of data organized and systematized as follows: 1. Documentary research involving the analysis of Irecê's Curricular Proposals, the CFH Proposal Implementation Plan and the historical documents that portray Irecê's education beyond of the decrees, school indexes and legislation and 2. Subjective research where we make observations, interviews, conversations without pre-defined script and testimonials of the teachers from the Wheel of conversations with script of semi-structured interview.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29191
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Projeto de intervenção Mestrado Janaína de Souza Nogueira 2017.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA