Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29191
Tipo: Dissertação
Título: Ciclos de formação humana: uma proposta curricular possível para escolas da Rede Municipal de Educação de Irecê
Autor(es): Nogueira, Janaína de Souza
Autor(es): Nogueira, Janaína de Souza
Abstract: Este projeto de intervenção tem por objetivo apreender os desafios da implantação da Proposta Curricular de Irecê baseada em Ciclo de Formação Humana (CFH) projeto este iniciado em três escolas pilotos no ano de 2017 e apontar os caminhos possíveis para a implementação desta proposta em todas as escolas da Rede Municipal da Educação de Irecê. Como resultado de uma pesquisa fenomenológica realizada na Escola Municipal Tenente Marques Moitinho, este trabalho possibilitou-nos apreender os principais desafios para a implementação da Proposta Curricular em Ciclos de Formação Humana construída em 2011 pela primeira Turma de Especialização em Currículo Escolar ministrada pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Organizamos o trabalho em três partes: Na primeira discorremos sobre a história da Educação de Irecê fazendo um recorte histórico da Avante a UFBA, na segunda parte identificamos os caminhos que levaram a Rede municipal a optar por uma proposta de Ciclo de Formação e na terceira parte apresentamos o espaço da pesquisa, seus atores e a dinâmica do fazer curricular no chão da escola sendo estas especificidades inspiradoras para o desenvolvimento das Propostas para a construção das Intervenções sustentadas nos diálogos estabelecidos e nas contribuições de Arroyo (1999, 2000 e 2012), Aguiar (2009) Burnham (1993), Mainardes (2006), Gallo (1999) e demais autores pesquisadores da temática em discussão. Metodologicamente optamos pela abordagem qualitativa etnográfica com investigação e análise dos dados organizados e sistematizados assim: 1. Pesquisa documental que envolveu a análise das Propostas Curriculares de Irecê, o Plano de implementação da Proposta em CFH e os documentos históricos que retratam a educação de Irecê além dos decretos, índices escolares e legislação e 2. Pesquisa de cunho subjetivo onde realizamos observações, entrevistas, conversas sem roteiro pré-definido e depoimentos dos professores a partir da Roda de conversas com roteiro de entrevista semiestruturado.
ABSTRACT This project aims to learn the challenges of implementing the curriculum proposal of Irecê based on Human Cycle Training (CFH) project started in three pilot schools in the year 2017 and indicate the possible ways to implement this proposal in all schools of the Municipal Education Network of Irecê. As a result of a phenomenological research carried out at the Municipal School Tenente Marques Moitinho, this work enabled us to apprehend the main challenges for the implementation of the Curricular Proposal in Human Training Cycles built in 2011 by the first Specialized Group in School Curriculum given by the Federal University of Bahia - UFBA. We organize the work in three parts: In the first part we talk about the history of Irecê Education making a historical cut from Avante to UFBA, in the second part we identify the paths that led to the municipal network to opt for a proposal of Training Cycle and in the third part we present the research space, its actors and the dynamics of curriculum making on the school floor. These specific characteristics are the inspiration for the development of the Proposals for the construction of the Interventions supported by the established dialogues and the contributions of Arroyo (1999, 2000 and 2012), Aguiar (2009), Burnham (1993), Mainardes (2006), Gallo (1999) and other authors of the subject under discussion. Methodologically we chose the ethnographic qualitative approach with research and analysis of data organized and systematized as follows: 1. Documentary research involving the analysis of Irecê's Curricular Proposals, the CFH Proposal Implementation Plan and the historical documents that portray Irecê's education beyond of the decrees, school indexes and legislation and 2. Subjective research where we make observations, interviews, conversations without pre-defined script and testimonials of the teachers from the Wheel of conversations with script of semi-structured interview.
Palavras-chave: Currículos - Planejamento
Educação - humanismo
Currículos
Proposta Curricular
Ciclo de Formação Humana
Implementação
Escola Piloto
Intervenção
Curricular Proposal
Curriculum
Cycle of Human Formation
Implementation
Pilot School
Intervention
CNPq: Educação
Currículo
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Projeto de intervenção (Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29191
Data do documento: 5-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de intervenção Mestrado Janaína de Souza Nogueira 2017.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.