Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29008
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contação de história como prática educativa para a inclusão escolar de crianças na educação infantil
Autor(es): Paz, Juliana Fonseca
Autor(es): Paz, Juliana Fonseca
Abstract: O presente estudo aborda o tema contação de história como prática educativa para a inclusão escolar de crianças na Educação Infantil, que tem por objetivo geral compreender as contribuições da contação de história para a inclusão escolar de crianças neste nível do ensino. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A opção de campo para realização da pesquisa foi uma Escola Municipal referência no atendimento a crianças Público Alvo da Educação Especial (PAEE), tendo como principais participantes uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outra criança considerada especial pela instituição, mas sem diagnóstico, além da sala de aula do Grupo 5, a professora responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da coordenadora da instituição. Foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico e como técnicas de pesquisa realizou-se entrevistas semiestruturadas e procedeu-se à observação da criança em sala. Os instrumentos utilizados para registro dos dados foram o diário de bordo e a gravação de áudio. A análise de dados permitiu afirmar que a contação de história como prática educativa na Educação Infantil apresenta muitas contribuições para a interação e inclusão das crianças Público Alvo da Educação Especial. Espera-se que a pesquisa possa levantar novas discussões sobre as contribuições da contação de história, recurso bastante utilizado na Educação Infantil, para o desenvolvimento de crianças que são Público Alvo da Educação Especial, assim como possa gerar novos questionamentos e linhas de investigação.
ABSTRACT The following analysis addresses the subject “storytelling as an educative practice for school inclusion of children in Kindergarten”, which has as a general purpose the comprehension of storytelling’s contributions to include kids in school. The study distinguishes as a qualitative research of case study. The field choice to carry out the research was a Municipal School, a reference institution for children that require special education. The main participants were a kid with autism spectrum disorder (ASD) and another kid considered special by the institution, but with no conclusive diagnostic. The other participants were a Group 5’s classroom, the teacher responsible for the special educational service (SES) and the institution’s coordinator. A bibliographic search was initially made and the research techniques used were semi-structured interviews and observing the children inside the classroom. The instruments used to register data were a logbook and audio recording. The data analysis allowed to confirm storytelling as an educative practice in Kindergarten has many contributions to the interaction and inclusion of children that require special education. It is expected that the research may rise new discussions about storytelling’s contribution, a vastly used mechanism in Kindergarten, to the development of kids that require special education, as well as produce new questions and lines of research.
Palavras-chave: Contação de história
Inclusão escolar
Educação infantil
Storytelling
Inclusion
Child education
Educação especial
CNPq: Educação
Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Colegiado de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29008
Data do documento: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Juliana Paz - Concluído.pdf925,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.