Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorUzeda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.authorPaz, Juliana Fonseca-
dc.creatorPaz, Juliana Fonseca-
dc.date.accessioned2019-03-26T19:01:50Z-
dc.date.available2019-03-26T19:01:50Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.date.submitted2018-07-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29008-
dc.description.abstractO presente estudo aborda o tema contação de história como prática educativa para a inclusão escolar de crianças na Educação Infantil, que tem por objetivo geral compreender as contribuições da contação de história para a inclusão escolar de crianças neste nível do ensino. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A opção de campo para realização da pesquisa foi uma Escola Municipal referência no atendimento a crianças Público Alvo da Educação Especial (PAEE), tendo como principais participantes uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outra criança considerada especial pela instituição, mas sem diagnóstico, além da sala de aula do Grupo 5, a professora responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da coordenadora da instituição. Foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico e como técnicas de pesquisa realizou-se entrevistas semiestruturadas e procedeu-se à observação da criança em sala. Os instrumentos utilizados para registro dos dados foram o diário de bordo e a gravação de áudio. A análise de dados permitiu afirmar que a contação de história como prática educativa na Educação Infantil apresenta muitas contribuições para a interação e inclusão das crianças Público Alvo da Educação Especial. Espera-se que a pesquisa possa levantar novas discussões sobre as contribuições da contação de história, recurso bastante utilizado na Educação Infantil, para o desenvolvimento de crianças que são Público Alvo da Educação Especial, assim como possa gerar novos questionamentos e linhas de investigação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The following analysis addresses the subject “storytelling as an educative practice for school inclusion of children in Kindergarten”, which has as a general purpose the comprehension of storytelling’s contributions to include kids in school. The study distinguishes as a qualitative research of case study. The field choice to carry out the research was a Municipal School, a reference institution for children that require special education. The main participants were a kid with autism spectrum disorder (ASD) and another kid considered special by the institution, but with no conclusive diagnostic. The other participants were a Group 5’s classroom, the teacher responsible for the special educational service (SES) and the institution’s coordinator. A bibliographic search was initially made and the research techniques used were semi-structured interviews and observing the children inside the classroom. The instruments used to register data were a logbook and audio recording. The data analysis allowed to confirm storytelling as an educative practice in Kindergarten has many contributions to the interaction and inclusion of children that require special education. It is expected that the research may rise new discussions about storytelling’s contribution, a vastly used mechanism in Kindergarten, to the development of kids that require special education, as well as produce new questions and lines of research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleContação de história como prática educativa para a inclusão escolar de crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Silvanne Ribeiro-
dc.contributor.refereesCosta, Daiane Santil-
dc.contributor.refereesUzeda, Sheila de Quadros-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programColegiado de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Juliana Paz - Concluído.pdf925,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.