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Title: "ENTRE FLORES NO JARDIM" - Histórias de vida e formação: uma análise sobre gênero e sexualidade entre egressos/as do curso de Ciências Biológicas da UEFS
Authors: Melo, Andréa Silene Alves Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Barzano, Marco Antônio Leandro
Keywords: Sexualidade;Gênero;Ciências Biológicas;Abordagem (auto)biográfica;Narrativas
Issue Date: 21-Mar-2019
Abstract: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, inscrita no âmbito do método (auto)biográfico, tem como objeto de estudo as construções de gênero e sexualidade na vida de cinco licenciados/as em Ciências Biológicas, que escolheram investigar aspectos voltados a essas temáticas no trabalho de conclusão de curso. O objetivo deste estudo é compreender como as histórias de vida e formação são atravessadas pelas questões de gênero e sexualidade entre egressos/as do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, a partir de suas próprias narrativas. Para tanto, fez-se necessário analisar o papel e a influência da família na constituição desses indivíduos e nas suas escolhas profissionais; compreender de que forma o gênero e a sexualidade perpassaram suas trajetórias escolares; analisar quais experiências de vida foram significativas e os/as influenciaram na escolha dessas temáticas como objeto de estudo acadêmico; assim como compreender de que formas as construções de gênero e sexualidade, ao longo de suas vidas, afetam/ram e influenciam/ram a atuação docente. O percurso metodológico está embasado na pesquisa (auto)biográfica (JOSSO, 2007, 2010, 2011; NÓVOA, FINGER, 2014; SOUZA, 2006a, 2006b, 2007; DELORY-MOMBERGER, 2011, 2012), utilizando-se de entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; SCHÜTZE, 2010) como meio de obtenção das informações. Tendo como fio condutor os estudos sobre experiência (LARROSA, 2002a, 2002b, 2011, 2016) e sobre memória (BOSI, 2003), as narrativas dos/as cinco egressos/as revelam histórias marcadas por falas plurais-singulares que remetem às construções de gênero e sexualidade no decorrer de suas vidas, nas diversas instâncias sociais, como a família, a escola, a religião, a universidade. A análise das narrativas foi realizada através de aproximações com o Método de Análise Compreensiva-Interpretativa (SOUZA, 2006a). As histórias de vida e formação dos/as entrevistados/as revelam a complexidade das experiências vivenciadas em diferentes espaços e tempos, sinalizando que há aprendizados formais e informais nas trajetórias de vida e formação, e apontando as tensões e dilemas que permeiam as discussões sobre gênero e sexualidade, além dos desafios na prática docente. É possível reafirmar a necessidade de uma problematização do gênero e da sexualidade a partir da família e da escola, e na relação escola-família, onde se encontra a base de formação dos valores do indivíduo e da construção de sua identidade, contribuindo para fortalecer a ampliação de espaços discursivos sobre gênero e sexualidade, e reforçar os movimentos que defendem e trabalham ativamente discutindo essas temáticas.
ABSTRACT - This research, within a qualitative approach, inscribed in the scope of the (auto)biographical method, has as object of study the constructions of gender and sexuality in the lives of five graduates in Biological Sciences, who chose to investigate aspects related to these subjects in their final project. This study aims to understand how life and training stories are crossed by the issues of gender and sexuality among graduates of the Licentiate course in Biological Sciences at the State University of Feira de Santana, Bahia, from their own narratives. Therefore, it was necessary to analyze the role and influence of the family in the constitution of these individuals and in their professional choices; understand how gender and sexuality have traversed their school trajectories; analyze which life experiences were significant and influenced them in the choice of these themes as subjects of academic study; as well as understanding how the constructions of gender and sexuality, throughout their lives, have affected and influenced their teaching performance. The methodological path is based on the (auto)biographical research (JOSSO, 2007, 2010, 2011, NÓVOA, FINGER, 2014; SOUZA, 2006a, 2006b, 2007; DELORY-MOMBERGER, 2011, 2012), using narrative interviews (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; SCHÜTZE, 2010) as sources of information. Based on experience (LARROSA, 2002a, 2002b, 2011, 2016) and on memory (BOSI, 2003), the narratives of the five graduates reveal stories marked by singular-plural speeches that refer to gender constructs and sexuality in the course of their lives, in the various social instances, such as family, school, religion, university. The analysis of the narratives was carried out through approximations with the Method of Comprehensive-Interpretative Analysis (SOUZA, 2006a). The life histories and training of the interviewees reveal the complexity of lived experiences in different spaces and moments, indicating that there are formal and informal learning in life and in training paths, and pointing out the tensions and dilemmas that permeate the discussions about gender and sexuality, in addition to the challenges in teaching practice. It is possible to reaffirm the need for a problematization of gender and sexuality from the family and the school, and in the school-family relationship, which is the basis for the formation of the values of the individual and the construction of their identity, helping to strengthen the expansion of discursive spaces on gender and sexuality, and reinforce the movements that defend and actively work to promote these subjects.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28966
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