Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28068
Tipo: Dissertação
Título: Elaboração e validação de uma sequência didática baseada em uma QSC sobre energia nuclear sob a perspectiva Freireana
Autor(es): Ribeiro, Daiane Maria dos Santos
Autor(es): Ribeiro, Daiane Maria dos Santos
Abstract: A educação libertadora de Paulo Freire e pesquisadores que trabalham com questão sociocientífica (QSC) na educação CTSA enfatizam a importância de se trabalhar, em sala de aula, com temas que tenham conexão com o contexto dos estudantes. Isso foi considerado ao escolhermos uma problemática baseada em um contexto local sobre a construção de uma usina nuclear no município de Itacuruba em Pernambuco. Devido à natureza do tema, utilizamos tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) e conhecimentos da filosofia moral para darem subsídios aos alunos na compreensão da problemática em questão. A nossa proposta educacional é inovadora e promissora por trabalhar temas de FMC no ensino médio através de uma QSC articulada à pedagogia de Freire, à educação CTSA, e por utilizar os pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa de Design Educacional (design research). O objetivo deste trabalho foi então elaborar de maneira colaborativa e validar por pares uma sequência didática (SD) que tem por base uma QSC sobre energia nuclear dentro da perspectiva freireana e da educação CTSA, com um potencial de promover o desenvolvimento de ações sociopolíticas e tomada de posição pelos estudantes do ensino médio do IF Sertão Pernambucano Campus Salgueiro, através da mobilização dos conteúdos científico e ético envolvidos na QSC. Utilizamos uma abordagem qualitativa para analisar detalhadamente as avaliações feitas pelos pares com o intuito de verificar a validade da intervenção didática proposta. Dois aspectos, muito importantes, validaram a sequência didática para aplicação no contexto de ensino: 1) A vasta avaliação positiva da intervenção didática; 2) A análise rigorosa para cada crítica, comentário, sugestão e/ou justificativa, feita pelos pares, com o intuito de aperfeiçoar a sequência didática. Essa validação atribuiu rigor e confiabilidade a sequência didática, conferindo-lhe grande potencial de atingir os objetivos propostos de modo a promover aprendizagens conceituais, tomada de posição e o desenvolvimento de ações sociopolíticas.
Palavras-chave: Questões sociocientíficas
Pedagogia libertadora de Paulo Freire
Educação CTS
Design Educacion
Sequência didática
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28068
Data do documento: 3-Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação completa-versão final-impressão.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.