Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima Silva, Indianara | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Daiane Maria dos Santos | - |
dc.creator | Ribeiro, Daiane Maria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T12:33:38Z | - |
dc.date.available | 2018-12-03T12:33:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28068 | - |
dc.description.abstract | A educação libertadora de Paulo Freire e pesquisadores que trabalham com questão
sociocientífica (QSC) na educação CTSA enfatizam a importância de se trabalhar,
em sala de aula, com temas que tenham conexão com o contexto dos estudantes.
Isso foi considerado ao escolhermos uma problemática baseada em um contexto
local sobre a construção de uma usina nuclear no município de Itacuruba em
Pernambuco. Devido à natureza do tema, utilizamos tópicos de Física Moderna e
Contemporânea (FMC) e conhecimentos da filosofia moral para darem subsídios aos
alunos na compreensão da problemática em questão. A nossa proposta educacional
é inovadora e promissora por trabalhar temas de FMC no ensino médio através de
uma QSC articulada à pedagogia de Freire, à educação CTSA, e por utilizar os
pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa de Design Educacional (design
research). O objetivo deste trabalho foi então elaborar de maneira colaborativa e
validar por pares uma sequência didática (SD) que tem por base uma QSC sobre
energia nuclear dentro da perspectiva freireana e da educação CTSA, com um
potencial de promover o desenvolvimento de ações sociopolíticas e tomada de
posição pelos estudantes do ensino médio do IF Sertão Pernambucano Campus
Salgueiro, através da mobilização dos conteúdos científico e ético envolvidos na
QSC. Utilizamos uma abordagem qualitativa para analisar detalhadamente as
avaliações feitas pelos pares com o intuito de verificar a validade da intervenção
didática proposta. Dois aspectos, muito importantes, validaram a sequência didática
para aplicação no contexto de ensino: 1) A vasta avaliação positiva da intervenção
didática; 2) A análise rigorosa para cada crítica, comentário, sugestão e/ou
justificativa, feita pelos pares, com o intuito de aperfeiçoar a sequência didática.
Essa validação atribuiu rigor e confiabilidade a sequência didática, conferindo-lhe
grande potencial de atingir os objetivos propostos de modo a promover
aprendizagens conceituais, tomada de posição e o desenvolvimento de ações
sociopolíticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Questões sociocientíficas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia libertadora de Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Educação CTS | pt_BR |
dc.subject | Design Educacion | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Elaboração e validação de uma sequência didática baseada em uma QSC sobre energia nuclear sob a perspectiva Freireana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Almeida, Rosileia Oliveira de | - |
dc.contributor.referees | Aguiar Júnior, Orlando Gomes de | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC)
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