Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima Silva, Indianara-
dc.contributor.authorRibeiro, Daiane Maria dos Santos-
dc.creatorRibeiro, Daiane Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-03T12:33:38Z-
dc.date.available2018-12-03T12:33:38Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.date.submitted2018-11-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28068-
dc.description.abstractA educação libertadora de Paulo Freire e pesquisadores que trabalham com questão sociocientífica (QSC) na educação CTSA enfatizam a importância de se trabalhar, em sala de aula, com temas que tenham conexão com o contexto dos estudantes. Isso foi considerado ao escolhermos uma problemática baseada em um contexto local sobre a construção de uma usina nuclear no município de Itacuruba em Pernambuco. Devido à natureza do tema, utilizamos tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) e conhecimentos da filosofia moral para darem subsídios aos alunos na compreensão da problemática em questão. A nossa proposta educacional é inovadora e promissora por trabalhar temas de FMC no ensino médio através de uma QSC articulada à pedagogia de Freire, à educação CTSA, e por utilizar os pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa de Design Educacional (design research). O objetivo deste trabalho foi então elaborar de maneira colaborativa e validar por pares uma sequência didática (SD) que tem por base uma QSC sobre energia nuclear dentro da perspectiva freireana e da educação CTSA, com um potencial de promover o desenvolvimento de ações sociopolíticas e tomada de posição pelos estudantes do ensino médio do IF Sertão Pernambucano Campus Salgueiro, através da mobilização dos conteúdos científico e ético envolvidos na QSC. Utilizamos uma abordagem qualitativa para analisar detalhadamente as avaliações feitas pelos pares com o intuito de verificar a validade da intervenção didática proposta. Dois aspectos, muito importantes, validaram a sequência didática para aplicação no contexto de ensino: 1) A vasta avaliação positiva da intervenção didática; 2) A análise rigorosa para cada crítica, comentário, sugestão e/ou justificativa, feita pelos pares, com o intuito de aperfeiçoar a sequência didática. Essa validação atribuiu rigor e confiabilidade a sequência didática, conferindo-lhe grande potencial de atingir os objetivos propostos de modo a promover aprendizagens conceituais, tomada de posição e o desenvolvimento de ações sociopolíticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuestões sociocientíficaspt_BR
dc.subjectPedagogia libertadora de Paulo Freirept_BR
dc.subjectEducação CTSpt_BR
dc.subjectDesign Educacionpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleElaboração e validação de uma sequência didática baseada em uma QSC sobre energia nuclear sob a perspectiva Freireanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosileia Oliveira de-
dc.contributor.refereesAguiar Júnior, Orlando Gomes de-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação completa-versão final-impressão.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.