Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27933
metadata.dc.type: Tese
Título : FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: MATERIAIS DIDÁTICOS E CONTEXTO SOCIOCULTURAL BRASILEIRO
Autor : Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
metadata.dc.creator: Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
Resumen : Esta tese, que está situada na área dos Estudos da Linguagem, em particular da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo principal contribuir na formação de professores de língua espanhola, incentivando sua autonomia diante da necessidade de produzir materiais que possibilitem uma aprendizagem crítica e reflexiva do espanhol sob uma perspectiva intercultural. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa e de cunho heurístico, o que viabilizou a análise do processo de formação dos seis professores envolvidos durante a construção de uma Unidade Didática sob a perspectiva intercultural. As Unidades Didáticas compuseram o corpus da pesquisa, juntamente com os questionários respondidos e as notas de campo da pesquisadora. O construto teórico escolhido para a fundamentação dessa investigação foi dividido em quatro eixos: (1) Linguística Aplicada, (2) formação de professores de espanhol no Brasil, (3) desenvolvimento da perspectiva intercultural e (4) materiais didáticos. A conjugação desses pilares teóricos possibilitou a reflexão sobre a formação intercultural de professores de espanhol no contexto sociocultural brasileiro na área da LA como um campo fértil de investigação pelos desdobramentos que pode revelar, mais especificamente no tocante à questão dos materiais didáticos. A partir dos dados analisados, a tese confirmou que, para os professores conseguirem elaborar uma Unidade Didática sob a perspectiva intercultural, é importante, além de terem tido uma formação baseada nesse conceito, que também reconheçam a diversidade cultural como característica constituinte de todas as sociedades. Assim, os resultados evidenciaram a necessidade da construção de ações pedagógicas orientadas por uma postura crítica, política, comprometida e que dialogue com as práticas sociais, visando à promoção da interculturalidade em nossa complexa sociedade.
Palabras clave : Linguística Aplicada
Formação de professores
Perspectiva intercultural
Materiais didáticos
Língua espanhola
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27933
Fecha de publicación : 6-nov-2018
Aparece en las colecciones: Tese (PPGLINC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Versao final Tese Doris Matos PDF.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.