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dc.contributor.advisorParaquett, Márcia-
dc.contributor.authorMatos, Doris Cristina Vicente da Silva-
dc.creatorMatos, Doris Cristina Vicente da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-06T20:24:45Z-
dc.date.available2018-11-06T20:24:45Z-
dc.date.issued2018-11-06-
dc.date.submitted2014-04-25-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27933-
dc.description.abstractEsta tese, que está situada na área dos Estudos da Linguagem, em particular da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo principal contribuir na formação de professores de língua espanhola, incentivando sua autonomia diante da necessidade de produzir materiais que possibilitem uma aprendizagem crítica e reflexiva do espanhol sob uma perspectiva intercultural. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa e de cunho heurístico, o que viabilizou a análise do processo de formação dos seis professores envolvidos durante a construção de uma Unidade Didática sob a perspectiva intercultural. As Unidades Didáticas compuseram o corpus da pesquisa, juntamente com os questionários respondidos e as notas de campo da pesquisadora. O construto teórico escolhido para a fundamentação dessa investigação foi dividido em quatro eixos: (1) Linguística Aplicada, (2) formação de professores de espanhol no Brasil, (3) desenvolvimento da perspectiva intercultural e (4) materiais didáticos. A conjugação desses pilares teóricos possibilitou a reflexão sobre a formação intercultural de professores de espanhol no contexto sociocultural brasileiro na área da LA como um campo fértil de investigação pelos desdobramentos que pode revelar, mais especificamente no tocante à questão dos materiais didáticos. A partir dos dados analisados, a tese confirmou que, para os professores conseguirem elaborar uma Unidade Didática sob a perspectiva intercultural, é importante, além de terem tido uma formação baseada nesse conceito, que também reconheçam a diversidade cultural como característica constituinte de todas as sociedades. Assim, os resultados evidenciaram a necessidade da construção de ações pedagógicas orientadas por uma postura crítica, política, comprometida e que dialogue com as práticas sociais, visando à promoção da interculturalidade em nossa complexa sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPerspectiva interculturalpt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.titleFORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: MATERIAIS DIDÁTICOS E CONTEXTO SOCIOCULTURAL BRASILEIROpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Rogério Soares de-
dc.contributor.refereesCosta, Elzimar Goettenauer de Marins-
dc.contributor.refereesSiqueira, Domingos Sávio Pimentel-
dc.contributor.refereesCosta, Suzane Lima-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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