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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Federalismo cooperativo brasileiro: implicações na gestão da educação municipal
Título(s) alternativo(s): Jornal de Políticas Educacionais
Autor(es): Costa, Jean Mário Araújo
Cunha, Maria Couto
Araujo, Rosemeire Baraúna Meira de
Autor(es): Costa, Jean Mário Araújo
Cunha, Maria Couto
Araujo, Rosemeire Baraúna Meira de
Abstract: As características do modelo federalista adotado pelo Estado brasileiro é o tema central desse artigo. Especificamente, abordamos as questões relacionadas à educação através do viés da cooperação estabelecida em lei e que envolve as instâncias federal, estadual e municipal. O texto resulta de um levantamento bibliográfico que objetivou a compreensão do federalismo em seu aspecto conceitual, sua relação com o processo de descentralização e principalmente as relações intergovernamentais advindas dessa forma de organização, enfocando as implicações para gestão da educação municipal. As discussões apresentadas à luz da literatura demonstraram que apesar dos avanços oriundos da Constituição de 1988 e LDBEN de 1996 o pacto federativo ainda apresenta muitos desafios no tocante à cooperação para promover a educação nacional, situação que tem gerado implicação para os municípios brasileiros, instância que mantém relações de proximidade com a população e suas demandas.
Palavras-chave: Federalismo
Relações Intergovernamentais
Educação Municipal
Federalism
Intergovernmental Relations
Education City
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2766
Data do documento: 2010
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