Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27556
Tipo: Dissertação
Título: O Balé de Flávio Sampaio na Academia: um diálogo a partir do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Rocha, Isabelle Pitta Ramos
Autor(es): Rocha, Isabelle Pitta Ramos
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições do trabalho de Flávio Sampaio na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Alagoas, a partir das orientações do Projeto Pedagógico do Curso - PPC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, com observação participativa e análise de discurso. Pensar o ensino do balé sobre bases somáticas e numa perspectiva contemporânea é imprescindível para atender as orientações pedagógicas contidas no PPC. Desenvolvendo uma metodologia de aula que reconfigura alguns conceitos estabelecidos pela tradição do balé, Flávio Sampaio passa ser a principal referência para o estudo do ensino dessa técnica no referido curso. Apoiamo-nos, na obra de Boaventura de Souza Santos, Epistemologias do Sul (2010), que defende uma construção de conhecimentos menos colonizados pelo Norte Global e de novas epistemologias a partir do Sul Global, através de uma ecologia de saberes. O trabalho de Sampaio é entendido aqui como base para um balé ‘do Sul’ e que deve ser reconhecido pela Academia. Afirmamos, ainda, que sua maneira de ensinar o balé pode ser definida como contemporânea, nos moldes do pensamento de Agamben (2009). Os depoimentos dos alunos trazem à tona discursos de corpos que experimentaram a prática e corroboram, assim, para a construção de uma possível reconfiguração do ensino do balé na Universidade.
This current research aims at presenting this dance author’s work contributions in the formation of students in the above stated course, from the PPC orientations. It is an exploratory qualitative research, with participative observation and discourse analysis. Thinking the ballet teaching on the somatic bases and under a contemporary perspective is essential in order to meet the pedagogical guidelines according to the Course Pedagogical Project – PPC, of the Federal University of Alagoas Dance Graduation Degree. By developing a class methodology that reconfigures some concepts stated by the ballet tradition, Flávio Sampaio becomes the main reference for the study of such technique in the mentioned course. We have been supported by Boaventura de Souza Santos’s works, Epistemologies from the South (2010), which defends a knowledge construction less colonized by the Global North and new epistemologies from the Global South through an ecological knowledge. Sampaio’s work is here understood as the basis for a ‘Southern’ ballet and that must be recognized by the Academy. We also state that the way of teaching ballet may be defined as contemporary according to Agamben’s thoughts (2009). The students’ testimonials bring up body discourses that experienced the practice and thus endorsing the construction of a possible reconfiguration of the ballet teaching at the University.
Palavras-chave: Professores de dança - Formação
Dança - Estudo e ensino
Sampaio, Flavio - Bailarinos
Universidade Federal de Alagoas – Licenciatura em Dança
Contemporaneidade
Balé (Dança) - Estudo e ensino
Contemporarily
Ballet dancing - Study and teaching
Pedagogical Project
Dance - Study and teaching
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27556
Data do documento: 1-Out-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO BALÉ ISABELLE.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.