Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27556
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAmoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.authorRocha, Isabelle Pitta Ramos-
dc.creatorRocha, Isabelle Pitta Ramos-
dc.date.accessioned2018-10-01T16:04:50Z-
dc.date.available2018-10-01T16:04:50Z-
dc.date.issued2018-10-01-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27556-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições do trabalho de Flávio Sampaio na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Alagoas, a partir das orientações do Projeto Pedagógico do Curso - PPC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, com observação participativa e análise de discurso. Pensar o ensino do balé sobre bases somáticas e numa perspectiva contemporânea é imprescindível para atender as orientações pedagógicas contidas no PPC. Desenvolvendo uma metodologia de aula que reconfigura alguns conceitos estabelecidos pela tradição do balé, Flávio Sampaio passa ser a principal referência para o estudo do ensino dessa técnica no referido curso. Apoiamo-nos, na obra de Boaventura de Souza Santos, Epistemologias do Sul (2010), que defende uma construção de conhecimentos menos colonizados pelo Norte Global e de novas epistemologias a partir do Sul Global, através de uma ecologia de saberes. O trabalho de Sampaio é entendido aqui como base para um balé ‘do Sul’ e que deve ser reconhecido pela Academia. Afirmamos, ainda, que sua maneira de ensinar o balé pode ser definida como contemporânea, nos moldes do pensamento de Agamben (2009). Os depoimentos dos alunos trazem à tona discursos de corpos que experimentaram a prática e corroboram, assim, para a construção de uma possível reconfiguração do ensino do balé na Universidade.pt_BR
dc.description.abstractThis current research aims at presenting this dance author’s work contributions in the formation of students in the above stated course, from the PPC orientations. It is an exploratory qualitative research, with participative observation and discourse analysis. Thinking the ballet teaching on the somatic bases and under a contemporary perspective is essential in order to meet the pedagogical guidelines according to the Course Pedagogical Project – PPC, of the Federal University of Alagoas Dance Graduation Degree. By developing a class methodology that reconfigures some concepts stated by the ballet tradition, Flávio Sampaio becomes the main reference for the study of such technique in the mentioned course. We have been supported by Boaventura de Souza Santos’s works, Epistemologies from the South (2010), which defends a knowledge construction less colonized by the Global North and new epistemologies from the Global South through an ecological knowledge. Sampaio’s work is here understood as the basis for a ‘Southern’ ballet and that must be recognized by the Academy. We also state that the way of teaching ballet may be defined as contemporary according to Agamben’s thoughts (2009). The students’ testimonials bring up body discourses that experienced the practice and thus endorsing the construction of a possible reconfiguration of the ballet teaching at the University.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de dança - Formaçãopt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSampaio, Flavio - Bailarinospt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas – Licenciatura em Dançapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectBalé (Dança) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectContemporarilypt_BR
dc.subjectBallet dancing - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical Projectpt_BR
dc.subjectDance - Study and teachingpt_BR
dc.titleO Balé de Flávio Sampaio na Academia: um diálogo a partir do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAmoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.refereesSantos, Gláucio Machado-
dc.contributor.refereesLopes Neto, Antonio-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO BALÉ ISABELLE.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.