https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27447
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Da mediação escolar à universitária: um novo paradigma de acesso à justiça |
Autor(es): | Borges, Francisco Rafael Dias |
Autor(es): | Borges, Francisco Rafael Dias |
Abstract: | As relações humanas nem sempre são harmônicas e pacíficas. Viver em sociedade, inevitavelmente, gera situações de divergências, seja por diferenças culturais, morais, religiosas, políticas, entre outras. O conflito, em sua complexidade, é remetido, quase que instantaneamente, a algo ruim e prejudicial, que deve ser evitado, quando não, encarado com uma lógica adversária, no qual apenas uma das partes sairá ganhador. Nessa lógica, o conflito é tido pela sociedade como um fenômeno negativo, que trará malefícios a alguma ou a todas as partes divergentes. Nesse ínterim, cabe salientar, de acordo Moore (XXXX, p.) ,que o conflito é algo que está presente em todas as relações humanas (isso já foi dito acima), sociedades, comunidades e organizações, sendo o conflito definido, conforme assinala Álvares Crispino (XX, p. 15), como toda “opinião divergente ou diferente de ver ou interpretar algum acontecimento”. As subjetividades dos indivíduos são únicas e peculiares, sendo assim, cada um terá percepções, interpretações e posições distintas a respeito de determinados aspectos da realidade. |
Palavras-chave: | Mediação Escolar Mediação Universitária Acesso à Justiça Observatório da Pacificação Social da UFBA Paz Social Mediação |
CNPq: | Filosofia e Ciências Humanas |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27447 |
Data do documento: | 19-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Borges, Francisco Rafael Dias - DA MEDIAÇÃO ESCOLAR À MEDIAÇÃO UNIVERSITÁRIA.pdf | 646,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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