Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2723
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Produção colaborativa e descentralizada de imagens e sons para a educação básica: criação e implantação do RIPE - Rede de Intercâmbio de Produção Educativa |
Otros títulos : | Seminário Fapesb - SEC |
Autor : | Bonilla, Maria Helena Silveira Pretto, Nelson De Luca Almada, Darlene |
metadata.dc.creator: | Bonilla, Maria Helena Silveira Pretto, Nelson De Luca Almada, Darlene |
Resumen : | O artigo contextualiza a sociedade contemporânea e os novos comportamentos da juventude, para propor o desenvolvimento de uma metodologia e um sistema de produção e disponibilização na web da produção em vídeo realizada por professores e alunos do sistema público de educação. O que se observa é um crescimento, em todo o mundo, da prática de construção de conteúdos de forma colaborativa, sendo destaque os movimentos em torno da filosofia "open", integrando ações e normas aderentes às estratégias promovidas pelo movimento do acesso aberto ao conhecimento (open access), do software livre (open e free source), do acesso aberto aos dados brutos de pesquisa (open data), e às licenças copyleft e creative commons. Para a pesquisa considerou-se como base os Recursos Educacionais Abertos (REA), que têm como princípio a disponibilização de recursos on line para que professores e estudantes possam usá-los, remixá-los, reconfigurá-los, criando novos produtos que também ficarão disponíveis a todos. |
Palabras clave : | Tecnologia Educacional Vídeo |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2723 |
Fecha de publicación : | 13-sep-2011 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_ripe_edital_008-2009enviado_repositorio.pdf | 259,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.