Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27159
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A maquiagem no processo de construção do personagem
Autor : Souza, Jesus Fernando Vivas de
metadata.dc.creator: Souza, Jesus Fernando Vivas de
Resumen : Este trabalho enfoca a importância da automaquiagem no processo de construção cênica do personagem num contexto cultural de predomínio da imagem. Estrutura-se em quatro capítulos: o primeiro acompanha a evolução da maquiagem ao longo da história e o seu uso na fixação de papéis sociais; o segundo busca nas máscaras do teatro grego a matriz da maquiagem contemporânea; o terceiro mostra a maquiagem como elemento integrante e essencial do processo de construção do personagem, à luz da experiência do autor como ator, maquiador, diretor e professor de maquiagem no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília; e o quarto descreve o resultado da aplicação cênica desse entendimento na montagem de “A Farsa Veríssima”, adaptação para o palco de crônicas de Luís Fernando Veríssimo, no encerramento do XVII Curso Livre de Teatro da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.
This work is focused on the self-makeup activity along the process of creating a character in a cultural context marked with the supremacy of image. It is divided into four chapters: the first one points out the evolution of makeup throughout human history and its employment for the definition of social roles; the second one sees on the Greak theater masks the origin for contemporary makeup; the third – based on the author’s own experience as actor, professional of makeup, director and professor of makeup at the Department of Drama of the Brasilia University (Brazil) – considers makeup an essential part of the process of creating a character; the fourth describes the results of the scenic application of such understanding in setting a play called “The Very True Farce”, an adaptation for stage of narratives written by Luís Fernando Veríssimo, by the time of the conclusion of the XVII Free Course of Theater, held on the School of Drama of the Federal University of Bahia (Brazil).
Palabras clave : Maquiagem
Caracterização
Máscaras
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27159
Fecha de publicación : 30-ago-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Capa.doc19,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Preâmbulo.doc986,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
IntrodCaps1e2.doc19,05 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap3primeiraparte.doc7,16 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap3segundaparte.doc22,56 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap3terceiraparte.doc118,25 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap3quartaparte.doc37,05 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4primeiraparte.doc10,23 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4segundaparte.doc21,98 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4terceiraparte.doc29,55 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4quartaparte.doc35,78 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4quintaparte.doc101,96 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
ConclusãoReferências.doc37,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.