Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHackler, Ewald-
dc.contributor.authorSouza, Jesus Fernando Vivas de-
dc.creatorSouza, Jesus Fernando Vivas de-
dc.date.accessioned2018-08-30T13:49:39Z-
dc.date.available2018-08-30T13:49:39Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.date.submitted2004-05-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27159-
dc.description.abstractEste trabalho enfoca a importância da automaquiagem no processo de construção cênica do personagem num contexto cultural de predomínio da imagem. Estrutura-se em quatro capítulos: o primeiro acompanha a evolução da maquiagem ao longo da história e o seu uso na fixação de papéis sociais; o segundo busca nas máscaras do teatro grego a matriz da maquiagem contemporânea; o terceiro mostra a maquiagem como elemento integrante e essencial do processo de construção do personagem, à luz da experiência do autor como ator, maquiador, diretor e professor de maquiagem no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília; e o quarto descreve o resultado da aplicação cênica desse entendimento na montagem de “A Farsa Veríssima”, adaptação para o palco de crônicas de Luís Fernando Veríssimo, no encerramento do XVII Curso Livre de Teatro da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.description.abstractThis work is focused on the self-makeup activity along the process of creating a character in a cultural context marked with the supremacy of image. It is divided into four chapters: the first one points out the evolution of makeup throughout human history and its employment for the definition of social roles; the second one sees on the Greak theater masks the origin for contemporary makeup; the third – based on the author’s own experience as actor, professional of makeup, director and professor of makeup at the Department of Drama of the Brasilia University (Brazil) – considers makeup an essential part of the process of creating a character; the fourth describes the results of the scenic application of such understanding in setting a play called “The Very True Farce”, an adaptation for stage of narratives written by Luís Fernando Veríssimo, by the time of the conclusion of the XVII Free Course of Theater, held on the School of Drama of the Federal University of Bahia (Brazil).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaquiagempt_BR
dc.subjectCaracterizaçãopt_BR
dc.subjectMáscaraspt_BR
dc.titleA maquiagem no processo de construção do personagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesHackler, Ewald-
dc.contributor.refereesQueiroz, Fernando Pinheiro Villar de-
dc.contributor.refereesCosta, Eliene Benício Amâncio da-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capa.doc19,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Preâmbulo.doc986,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
IntrodCaps1e2.doc19,05 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap3primeiraparte.doc7,16 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap3segundaparte.doc22,56 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap3terceiraparte.doc118,25 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap3quartaparte.doc37,05 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4primeiraparte.doc10,23 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4segundaparte.doc21,98 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4terceiraparte.doc29,55 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4quartaparte.doc35,78 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Cap4quintaparte.doc101,96 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
ConclusãoReferências.doc37,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.