Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27156
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Entre o sonho e a realidade: os sete aspectos da cenografia na montagem Hedda Gabler da Companhia de Teatro da UFBA
Authors: Pedrosa, Maurício de Sousa
metadata.dc.creator: Pedrosa, Maurício de Sousa
Abstract: Este estudo analisa o processo criativo de concepção e construção do cenário da montagem de Hedda Gabler, de Henrik Ibsen, encenada pela Companhia de Teatro da UFBA, em 1996, sob direção de Harildo Déda e cenografia de Ewald Hackler. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um passeio histórico-teórico, com reflexões sobre a fisicalidade e percepção espacial, o espaço cenográfico, as mudanças históricas ocorridas no espaço da representação e um panorama da estética naturalista e de seus principais encenadores, tendo em vista as conexões estéticas com a montagem em foco. A base de reflexão são os sete aspectos de uma produção integrada de construção e montagem da cenografia, defendidos por Pamela Howard, além do suporte teórico de estudiosos e exegetas, a exemplo de Pavis, Ubersfeld, Berthold, Roubine e Almeida Prado. Apoiando-se nos esboços e desenhos elaborados para a montagem, a metodologia também contempla entrevistas com a equipe técnica, associadas às observações do pesquisador, que exerceu a função de assistente da cenografia. Ao final, descreve-se e analisa-se o processo cenográfico, levando-se em conta os sete aspectos postulados por Howard. O objetivo é contribuir para um melhor entendimento dos mecanismos e dos procedimentos utilizados pelos cenógrafos, a partir da análise, considerações e questionamentos sobre o complexo processo cooperativo da montagem em estudo.
This study analyses the creative process of design and construction of the Henrik Ibsen´s Hedda Gabler, produced by the Companhia de Teatro da UFBA, in 1996, directed by Harildo Déda and designed by Ewald Hackler. The research was developed from a historical, theoretical trip, reflecting the physicality and space perception, the historical changes occurred in the performance and through a panorama of naturalistic esthetics and its main designers. The reflective bases and the seven aspects defended by Pamela Howard, and the theoretical support of scholars like Pavis, Ubersfeld, Berthold, Roubine and Almeida Prado. Relying on sketches and drawings elaborated for the production, the method also contemplates interviews with the technical crew, associated to the observation of the researcher, who was assistant set design. At the end the process is described and analyzed, in account Howard’s seven aspects. The objective is to contribute for a better understanding of the mechanisms and processes used by set-designers from the analyses, considerations and questionings on the complex cooperative process of the production in view.
Keywords: Cenografia
Companhia de Teatro da UFBA
Hedda Gabler
Escola de Teatro
Ste-design
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27156
Issue Date: 30-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Final.pdf17,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.