Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Luiz Cláudio Cajaíba-
dc.contributor.authorPedrosa, Maurício de Sousa-
dc.creatorPedrosa, Maurício de Sousa-
dc.date.accessioned2018-08-30T13:48:25Z-
dc.date.available2018-08-30T13:48:25Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.date.submitted2009-09-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27156-
dc.description.abstractEste estudo analisa o processo criativo de concepção e construção do cenário da montagem de Hedda Gabler, de Henrik Ibsen, encenada pela Companhia de Teatro da UFBA, em 1996, sob direção de Harildo Déda e cenografia de Ewald Hackler. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um passeio histórico-teórico, com reflexões sobre a fisicalidade e percepção espacial, o espaço cenográfico, as mudanças históricas ocorridas no espaço da representação e um panorama da estética naturalista e de seus principais encenadores, tendo em vista as conexões estéticas com a montagem em foco. A base de reflexão são os sete aspectos de uma produção integrada de construção e montagem da cenografia, defendidos por Pamela Howard, além do suporte teórico de estudiosos e exegetas, a exemplo de Pavis, Ubersfeld, Berthold, Roubine e Almeida Prado. Apoiando-se nos esboços e desenhos elaborados para a montagem, a metodologia também contempla entrevistas com a equipe técnica, associadas às observações do pesquisador, que exerceu a função de assistente da cenografia. Ao final, descreve-se e analisa-se o processo cenográfico, levando-se em conta os sete aspectos postulados por Howard. O objetivo é contribuir para um melhor entendimento dos mecanismos e dos procedimentos utilizados pelos cenógrafos, a partir da análise, considerações e questionamentos sobre o complexo processo cooperativo da montagem em estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyses the creative process of design and construction of the Henrik Ibsen´s Hedda Gabler, produced by the Companhia de Teatro da UFBA, in 1996, directed by Harildo Déda and designed by Ewald Hackler. The research was developed from a historical, theoretical trip, reflecting the physicality and space perception, the historical changes occurred in the performance and through a panorama of naturalistic esthetics and its main designers. The reflective bases and the seven aspects defended by Pamela Howard, and the theoretical support of scholars like Pavis, Ubersfeld, Berthold, Roubine and Almeida Prado. Relying on sketches and drawings elaborated for the production, the method also contemplates interviews with the technical crew, associated to the observation of the researcher, who was assistant set design. At the end the process is described and analyzed, in account Howard’s seven aspects. The objective is to contribute for a better understanding of the mechanisms and processes used by set-designers from the analyses, considerations and questionings on the complex cooperative process of the production in view.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.subjectCompanhia de Teatro da UFBApt_BR
dc.subjectHedda Gablerpt_BR
dc.subjectEscola de Teatropt_BR
dc.subjectSte-designpt_BR
dc.titleEntre o sonho e a realidade: os sete aspectos da cenografia na montagem Hedda Gabler da Companhia de Teatro da UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSoares, Luiz Cláudio Cajaíba-
dc.contributor.refereesMarfuz, Luiz César Alves-
dc.contributor.refereesLeão, Raimundo Matos de-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Final.pdf17,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.