Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26769
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliação docente pelo discente: análise das percepções de utilização ideal e efetiva
Autor : Paixão, Roberto Brazileiro
Almeida, Bonifácio Chaves de
metadata.dc.creator: Paixão, Roberto Brazileiro
Almeida, Bonifácio Chaves de
Resumen : Com o objetivo de analisar a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva dos professores do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) acerca da avaliação institucional preenchida pelos discentes, por meio da sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), como fonte informacional utilizável na melhoria das práticas pedagógicas dos docentes avaliados, foi realizada uma pesquisa com 264 professores das carreiras de magistério de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do IFBA, metodologicamente caracterizada como quantitativa, utilizando um levantamento (survey). Supõe-se, primeiramente, não existirem diferenças significativas entre a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagógicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferença significativa entre a percepção de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepção de utilização efetiva dessa avaliação.
Palabras clave : Autoavaliação institucional
Avaliação docente
Avaliação discente
Práticas pedagógicas
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : CESGRANRIO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26769
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Avaliação docente pelo discente análise das percepções de utilização ideal e efetiva.pdf605,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.