Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.contributor.authorAlmeida, Bonifácio Chaves de-
dc.creatorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.creatorAlmeida, Bonifácio Chaves de-
dc.date.accessioned2018-08-01T19:25:52Z-
dc.date.available2018-08-01T19:25:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2175-2753-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26769-
dc.description.abstractCom o objetivo de analisar a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva dos professores do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) acerca da avaliação institucional preenchida pelos discentes, por meio da sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), como fonte informacional utilizável na melhoria das práticas pedagógicas dos docentes avaliados, foi realizada uma pesquisa com 264 professores das carreiras de magistério de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do IFBA, metodologicamente caracterizada como quantitativa, utilizando um levantamento (survey). Supõe-se, primeiramente, não existirem diferenças significativas entre a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagógicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferença significativa entre a percepção de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepção de utilização efetiva dessa avaliação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCESGRANRIOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i22.794pt_BR
dc.subjectAutoavaliação institucionalpt_BR
dc.subjectAvaliação docentept_BR
dc.subjectAvaliação discentept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAvaliação docente pelo discente: análise das percepções de utilização ideal e efetivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 8, n. 22, p. 48-68pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação docente pelo discente análise das percepções de utilização ideal e efetiva.pdf605,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.