Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26769
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Avaliação docente pelo discente: análise das percepções de utilização ideal e efetiva |
Authors: | Paixão, Roberto Brazileiro Almeida, Bonifácio Chaves de |
metadata.dc.creator: | Paixão, Roberto Brazileiro Almeida, Bonifácio Chaves de |
Abstract: | Com o objetivo de analisar a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva dos professores do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) acerca da avaliação institucional preenchida pelos discentes, por meio da sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), como fonte informacional utilizável na melhoria das práticas pedagógicas dos docentes avaliados, foi realizada uma pesquisa com 264 professores das carreiras de magistério de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do IFBA, metodologicamente caracterizada como quantitativa, utilizando um levantamento (survey). Supõe-se, primeiramente, não existirem diferenças significativas entre a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagógicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferença significativa entre a percepção de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepção de utilização efetiva dessa avaliação. |
Keywords: | Autoavaliação institucional Avaliação docente Avaliação discente Práticas pedagógicas |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | CESGRANRIO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26769 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Avaliação docente pelo discente análise das percepções de utilização ideal e efetiva.pdf | 605,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.