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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação docente pelo discente: análise das percepções de utilização ideal e efetiva
Autor(es): Paixão, Roberto Brazileiro
Almeida, Bonifácio Chaves de
Autor(es): Paixão, Roberto Brazileiro
Almeida, Bonifácio Chaves de
Abstract: Com o objetivo de analisar a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva dos professores do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) acerca da avaliação institucional preenchida pelos discentes, por meio da sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), como fonte informacional utilizável na melhoria das práticas pedagógicas dos docentes avaliados, foi realizada uma pesquisa com 264 professores das carreiras de magistério de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do IFBA, metodologicamente caracterizada como quantitativa, utilizando um levantamento (survey). Supõe-se, primeiramente, não existirem diferenças significativas entre a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagógicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferença significativa entre a percepção de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepção de utilização efetiva dessa avaliação.
Palavras-chave: Autoavaliação institucional
Avaliação docente
Avaliação discente
Práticas pedagógicas
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: CESGRANRIO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26769
Data do documento: 2016
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