Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26659
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : AS TIC COMO FATOR DE RESSIGNIFICAÇÃO DE CRENÇAS DE APRENDIZES DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE SALVADOR 2015
Autor : Santos, Eduardo Ferreira dos
metadata.dc.creator: Santos, Eduardo Ferreira dos
Resumen : Este estudo investigou o processo de ressignificação de crenças de 11 (onze) aprendizes de inglês (LE), motivado pela inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, em contexto de formação técnico-profissionalizante, no período de um ano letivo. Os participantes eram alunos do 4º ano do ensino médio integrado ao curso de Eletromecânica, do Instituto Federal da Bahia, campus Santo Amaro. Para atender aos objetivos da pesquisa, foi adotada a etnografia de sala de aula como método de investigação e a geração de dados se deu a partir de narrativas, entrevistas semiestruturadas, questionários e observação participante. A análise dos dados revelou uma série de crenças dentro do grupo, mas foram discutidas apenas as mais recorrentes ou aquelas de maior relevância para os processos de ensino e aprendizagem de inglês, totalizando 36 crenças, divididas em dois grupos. O primeiro grupo reúne 17 (dezessete) crenças sobre aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de inglês de forma geral, as quais foram classificadas em “crenças sociais mantidas”, “crenças individuais” e “crenças ressignificadas”. O segundo grupo é composto por 19 (dezenove) crenças acerca do uso de TIC no ensino-aprendizado de inglês, classificadas em “crenças emancipatórias”, “crenças condicionantes” e “crenças limitantes”. Os dados apontam para uma relação muito direta entre a formação das crenças trazidas pelos participantes e as suas primeiras experiências de aprendizagem no ensino fundamental. Algumas crenças foram ressignificadas durante a pesquisa, e o uso de TIC, além de contribuir para esse processo, foi fundamental para a formação de novas crenças.
Palabras clave : Ensino e aprendizado de inglês
Crenças de aprendizes
Ressignificação de crenças
TIC no ensino de inglês
Contexto de formação profissional
Língua inglesa - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26659
Fecha de publicación : 19-jul-2018
Aparece en las colecciones: Tese (PPGLINC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE - Eduardo F. Santos 2015.pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.