Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScheyerl, Denise Chaves de Menezes-
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Ferreira dos-
dc.creatorSantos, Eduardo Ferreira dos-
dc.date.accessioned2018-07-19T19:36:51Z-
dc.date.available2018-07-19T19:36:51Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26659-
dc.description.abstractEste estudo investigou o processo de ressignificação de crenças de 11 (onze) aprendizes de inglês (LE), motivado pela inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, em contexto de formação técnico-profissionalizante, no período de um ano letivo. Os participantes eram alunos do 4º ano do ensino médio integrado ao curso de Eletromecânica, do Instituto Federal da Bahia, campus Santo Amaro. Para atender aos objetivos da pesquisa, foi adotada a etnografia de sala de aula como método de investigação e a geração de dados se deu a partir de narrativas, entrevistas semiestruturadas, questionários e observação participante. A análise dos dados revelou uma série de crenças dentro do grupo, mas foram discutidas apenas as mais recorrentes ou aquelas de maior relevância para os processos de ensino e aprendizagem de inglês, totalizando 36 crenças, divididas em dois grupos. O primeiro grupo reúne 17 (dezessete) crenças sobre aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de inglês de forma geral, as quais foram classificadas em “crenças sociais mantidas”, “crenças individuais” e “crenças ressignificadas”. O segundo grupo é composto por 19 (dezenove) crenças acerca do uso de TIC no ensino-aprendizado de inglês, classificadas em “crenças emancipatórias”, “crenças condicionantes” e “crenças limitantes”. Os dados apontam para uma relação muito direta entre a formação das crenças trazidas pelos participantes e as suas primeiras experiências de aprendizagem no ensino fundamental. Algumas crenças foram ressignificadas durante a pesquisa, e o uso de TIC, além de contribuir para esse processo, foi fundamental para a formação de novas crenças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizado de inglêspt_BR
dc.subjectCrenças de aprendizespt_BR
dc.subjectRessignificação de crençaspt_BR
dc.subjectTIC no ensino de inglêspt_BR
dc.subjectContexto de formação profissionalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAS TIC COMO FATOR DE RESSIGNIFICAÇÃO DE CRENÇAS DE APRENDIZES DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE SALVADOR 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesScheyerl, Denise Chaves de Menezes-
dc.contributor.refereesSilva, Kleber Aparecido da-
dc.contributor.refereesLima, Diógenes Cândido de-
dc.contributor.refereesSantos Sobrinho, José Amarante-
dc.contributor.refereesGama, Gustavo Ribeiro-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Eduardo F. Santos 2015.pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.