Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26659
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS TIC COMO FATOR DE RESSIGNIFICAÇÃO DE CRENÇAS DE APRENDIZES DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE SALVADOR 2015
Autor(es): Santos, Eduardo Ferreira dos
Autor(es): Santos, Eduardo Ferreira dos
Abstract: Este estudo investigou o processo de ressignificação de crenças de 11 (onze) aprendizes de inglês (LE), motivado pela inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, em contexto de formação técnico-profissionalizante, no período de um ano letivo. Os participantes eram alunos do 4º ano do ensino médio integrado ao curso de Eletromecânica, do Instituto Federal da Bahia, campus Santo Amaro. Para atender aos objetivos da pesquisa, foi adotada a etnografia de sala de aula como método de investigação e a geração de dados se deu a partir de narrativas, entrevistas semiestruturadas, questionários e observação participante. A análise dos dados revelou uma série de crenças dentro do grupo, mas foram discutidas apenas as mais recorrentes ou aquelas de maior relevância para os processos de ensino e aprendizagem de inglês, totalizando 36 crenças, divididas em dois grupos. O primeiro grupo reúne 17 (dezessete) crenças sobre aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de inglês de forma geral, as quais foram classificadas em “crenças sociais mantidas”, “crenças individuais” e “crenças ressignificadas”. O segundo grupo é composto por 19 (dezenove) crenças acerca do uso de TIC no ensino-aprendizado de inglês, classificadas em “crenças emancipatórias”, “crenças condicionantes” e “crenças limitantes”. Os dados apontam para uma relação muito direta entre a formação das crenças trazidas pelos participantes e as suas primeiras experiências de aprendizagem no ensino fundamental. Algumas crenças foram ressignificadas durante a pesquisa, e o uso de TIC, além de contribuir para esse processo, foi fundamental para a formação de novas crenças.
Palavras-chave: Ensino e aprendizado de inglês
Crenças de aprendizes
Ressignificação de crenças
TIC no ensino de inglês
Contexto de formação profissional
Língua inglesa - Estudo e ensino
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26659
Data do documento: 19-Jul-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Eduardo F. Santos 2015.pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.