Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26630
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | REPRESENTAÇÕES CULTURAIS EM MODERN FAMILY: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOB O PRISMA DA INTERCULTURALIDADE |
Autor : | Sodré, Fernando da Conceição |
metadata.dc.creator: | Sodré, Fernando da Conceição |
Resumen : | O presente trabalho, uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, buscou relatar as implicações das discussões sobre representações culturais para a formação de professores de língua inglesa do curso de Letras com Inglês, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIV. Considerando o diálogo intercultural e uma reflexão sobre a própria matriz cultural do professor em formação, a realização do trabalho partiu da seguinte pergunta inicial de pesquisa: Quais as implicações da discussão sobre as representações culturais abordadas no seriado de TV “Modern Family” na formação geral desses professores, a partir de uma perspectiva intercultural? Para cumprir os objetivos definidos para o desenvolvimento do estudo, iniciou-se uma discussão sobre concepções de cultura e sobre a relação língua-cultura na aula de língua inglesa. A partir dessa reflexão, buscou-se discorrer sobre a perspectiva intercultural e sua relevância para a pedagogia de línguas, assim como a potencialidade de material didático autêntico, tais como um seriado de TV para a discussão de questões culturais. A pesquisa contou com um grupo de informantes a partir do qual foi possível a geração dos dados. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários para os professores em formação e uma entrevista com cada um deles. Além desses dispositivos, utilizaram-se registros etnográficos (gravação de duas aulas e a consequente transcrição), que deram materialidade à discussão sobre representações culturais. Os resultados desta investigação revelam-se úteis na medida em que representam a possibilidade de estabelecer uma reflexão em torno das implicações de representações culturais para a formação do professor de língua inglesa e de constatar os benefícios da prática intercultural na sala de aula de língua inglesa, além de promover a formação de sujeitos mais críticos e culturalmente sensíveis à cultura do outro. |
Palabras clave : | Ensino de Inglês como LE Estudos interculturais Professores - Formação |
metadata.dc.subject.cnpq: | Letras |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26630 |
Fecha de publicación : | 18-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGLINC) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.