Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scheyerl, Denise Chaves de Menezes | - |
dc.contributor.author | Sodré, Fernando da Conceição | - |
dc.creator | Sodré, Fernando da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T18:37:54Z | - |
dc.date.available | 2018-07-18T18:37:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26630 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho, uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, buscou relatar as implicações das discussões sobre representações culturais para a formação de professores de língua inglesa do curso de Letras com Inglês, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIV. Considerando o diálogo intercultural e uma reflexão sobre a própria matriz cultural do professor em formação, a realização do trabalho partiu da seguinte pergunta inicial de pesquisa: Quais as implicações da discussão sobre as representações culturais abordadas no seriado de TV “Modern Family” na formação geral desses professores, a partir de uma perspectiva intercultural? Para cumprir os objetivos definidos para o desenvolvimento do estudo, iniciou-se uma discussão sobre concepções de cultura e sobre a relação língua-cultura na aula de língua inglesa. A partir dessa reflexão, buscou-se discorrer sobre a perspectiva intercultural e sua relevância para a pedagogia de línguas, assim como a potencialidade de material didático autêntico, tais como um seriado de TV para a discussão de questões culturais. A pesquisa contou com um grupo de informantes a partir do qual foi possível a geração dos dados. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários para os professores em formação e uma entrevista com cada um deles. Além desses dispositivos, utilizaram-se registros etnográficos (gravação de duas aulas e a consequente transcrição), que deram materialidade à discussão sobre representações culturais. Os resultados desta investigação revelam-se úteis na medida em que representam a possibilidade de estabelecer uma reflexão em torno das implicações de representações culturais para a formação do professor de língua inglesa e de constatar os benefícios da prática intercultural na sala de aula de língua inglesa, além de promover a formação de sujeitos mais críticos e culturalmente sensíveis à cultura do outro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Inglês como LE | pt_BR |
dc.subject | Estudos interculturais | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | REPRESENTAÇÕES CULTURAIS EM MODERN FAMILY: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOB O PRISMA DA INTERCULTURALIDADE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Scheyerl, Denise Chaves de Menezes | - |
dc.contributor.referees | Fonseca, Jael | - |
dc.contributor.referees | Lima, Luciano Rodrigues | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.