Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScheyerl, Denise Chaves de Menezes-
dc.contributor.authorSodré, Fernando da Conceição-
dc.creatorSodré, Fernando da Conceição-
dc.date.accessioned2018-07-18T18:37:54Z-
dc.date.available2018-07-18T18:37:54Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26630-
dc.description.abstractO presente trabalho, uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, buscou relatar as implicações das discussões sobre representações culturais para a formação de professores de língua inglesa do curso de Letras com Inglês, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIV. Considerando o diálogo intercultural e uma reflexão sobre a própria matriz cultural do professor em formação, a realização do trabalho partiu da seguinte pergunta inicial de pesquisa: Quais as implicações da discussão sobre as representações culturais abordadas no seriado de TV “Modern Family” na formação geral desses professores, a partir de uma perspectiva intercultural? Para cumprir os objetivos definidos para o desenvolvimento do estudo, iniciou-se uma discussão sobre concepções de cultura e sobre a relação língua-cultura na aula de língua inglesa. A partir dessa reflexão, buscou-se discorrer sobre a perspectiva intercultural e sua relevância para a pedagogia de línguas, assim como a potencialidade de material didático autêntico, tais como um seriado de TV para a discussão de questões culturais. A pesquisa contou com um grupo de informantes a partir do qual foi possível a geração dos dados. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários para os professores em formação e uma entrevista com cada um deles. Além desses dispositivos, utilizaram-se registros etnográficos (gravação de duas aulas e a consequente transcrição), que deram materialidade à discussão sobre representações culturais. Os resultados desta investigação revelam-se úteis na medida em que representam a possibilidade de estabelecer uma reflexão em torno das implicações de representações culturais para a formação do professor de língua inglesa e de constatar os benefícios da prática intercultural na sala de aula de língua inglesa, além de promover a formação de sujeitos mais críticos e culturalmente sensíveis à cultura do outro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Inglês como LEpt_BR
dc.subjectEstudos interculturaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleREPRESENTAÇÕES CULTURAIS EM MODERN FAMILY: UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOB O PRISMA DA INTERCULTURALIDADEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesScheyerl, Denise Chaves de Menezes-
dc.contributor.refereesFonseca, Jael-
dc.contributor.refereesLima, Luciano Rodrigues-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.