https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26063
Tipo: | Dissertação |
Título: | Prácticas coeducativas en torno a la cultura digital: (des) encuentros intergeneracionales |
Autor(es): | Castro Morales, Juliet Carolina |
Autor(es): | Castro Morales, Juliet Carolina |
Abstract: | No processo de transição para uma sociedade caracterizada pela participação preponderante
das tecnologias digitais (TD) nas diferentes áreas, a maneira como definimos “ser idoso” ou
“ser criança”, e seus lugares na sociedade, foi significativamente alterada: de um lado as
crianças se apresentam e são representadas como sujeitos com uma alta destreza com as TD;
de outro, as pessoas idosas, criadas na cultura analógica, devem iniciar um processo de
reajuste e aprendizagem que lhes permita se integrar nas práticas da chamada cultura digital e
são representadas como menos hábeis com as TD. Essas diferenças têm sido traduzidas, com
o tempo,em desigualdades entre as gerações e têm gerado distância e conflito entre elas.
Frente a isso, propõem-se programas intergeracionais (PI) que incluem práticas com TD, no
entanto, a maioria destes estão em países altamente tecnologizados e alguns propõem que seja
apenas o mais novo que instrua o mais velho. Com esse panorama, esta pesquisa teve a
intenção de compreender as implicações de incorporar práticas coeducativas
intergeracionais,entorno da cultura digital, na forma como as gerações de crianças e pessoas
idosas se relacionam e se representam dentro de um programa intergeracional, localizado na
Colômbia. Para isso, usamos a pesquisa formação de inspiração etnográfica como alternativa
metodológica, que permitiu trabalhar junto com os participantes na criação das práticas,
observar com detalhe a maneira como se apresentam as relações entre as gerações nesse
contexto, compreender, através de suas vozes, os sentidos que os sujeitos dão as suas
experiências dentro do programa e a implicação dos mesmos. De modo geral, vemos que as
mesmas diferenças entre as gerações podem propiciar a cocriação, o diálogo, a solidariedade e
o intercâmbio de conhecimentos entre elas, se é assumida uma perspectiva baseada na
colaboração, na horizontalidade e na valorização de saberes particulares para a solução de
problemas comuns. Também, a experiência das gerações, durante as práticas, teve implicações
nas representações, especialmente, promoveu uma visão mais positiva das pessoas idosas.
Criar junto com os participantes permitiu explorar diferentes alternativas para integrar as TD
nas práticas e percebemos que estas, as TD, combinadas com práticas dominantes da cultura
pré-digital, possibilitam uma relação mais horizontal entre as gerações e fortalecem processos
coeducativos entre as mesmas; finalmente, concluímos que a brecha digital não se apresenta
necessariamente pela qualidade de ser velho ou ser jovem, pois nisso intervém uma
multiplicidade de fatores sociais, econômicos e de acesso que têm um papel determinante na
desigualdade com relação ao uso, apropriação das TD e a participação dos sujeitos na cultura
digital. RESUMEN En el proceso de transición hacia una sociedad caracterizada por la participación preponderante de las tecnologías digitales (TD) en los diferentes ámbitos, el modo en que definimos el ser “viejo” o el ser “niño” y sus lugares en la sociedad, se vió significativamente alterado: los niños se muestran y se les representa como sujetos con alta destreza frente a las TD; como contra parte, las personas mayores, criadas en una cultura más análoga, deben llevar a cabo un proceso de reajuste y aprendizaje que les permita integrarse en las prácticas de la denominada cultura digital y se les representa como menos habilidosos con las TD. Esas diferencias se han traducido con el tiempo en desigualdades entre las generaciones y han generado distancia y conflictos entre las mismas. Frente a eso, se proponen programas intergeneracionales (PI) que incluyen prácticas con TD, no en tanto, la mayoría de éstos tienen lugar en países altamente tecnologizados y algunos proponen que sea el joven que instruya al más viejo. Siendo ese el panorama, esta investigación tuvo la intención de comprender las implicaciones de incorporar prácticas coeducativas intergeneracionales en torno a la cultura digital, en la forma en que las generaciones de niños y personas mayores se relacionan y se representan dentro de un programa intergeneracional (PI) localizado en Colombia. Para ello, usamos la investigación formación de inspiración etnográfica como alternativa metodológica que nos permitió trabajar junto con los mismos participantes en la creación de las prácticas, observar con detalle la manera en que se dan las relaciones entre las generaciones en este contexto y comprender a través de sus voces los sentidos que los sujetos le dan a sus experiencias dentro del programa y la trascendencia de los mismos. Se evidenció, de manera general, que las mismas diferencias entre las generaciones pueden propiciar la cocreación, el diálogo, la solidaridad y el intercambio de conocimientos entre estas, si se asume una perspectiva basada en la colaboración, la horizontalidad, la valorización de saberes particulares para la solución de problemas comunes. También, la experiencia de las generaciones durante las prácticas incidió en las representaciones, especialmente, promovió una visión más positiva frente a las personas mayores. Crear junto con los participantes permitió explorar diferentes alternativas para integrar las TD dentro de las prácticas y vimos que éstas, combinadas con prácticas dominantes de la cultura predigital, posibilitan una relación más horizontal entre las generaciones y fortalecen procesos coeducativos entre las mismas; finalmente, concluimos que la brecha digital no se da necesariamente por la cualidad de ser viejo o joven, pues en ello intervienen una multiplicidad de factores sociales, económicos y de acceso que juegan un papel determinante en la desigualdad, con respecto al uso y apropiación de las TD y la participación de los sujetos en la cultura digital. |
Palavras-chave: | Cultura digital Idosos Crianças Intergeneracional Tecnologias digitais Colaboração Coeducação Cultura digital Personas mayores Niños Colaboración Tecnologías digitales Coeducación Relações entre gerações |
CNPq: | Educação Psicologia |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26063 |
Data do documento: | 25-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Disertacion Julieth Final entrega 3.0 (2).pdf | 7,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.