Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25739
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | O processo ensino-aprendizagem em administração em condições de heterogeneidade: percepção de docentes e discentes |
Otros títulos : | RAEP Administração: Ensino e Pesquisa |
Autor : | Winkler, Ingrid Abreu, Júlio Cesar Andrade de Morais, Kátia Santos de Silva, Lindomar Pinto da Pinho, José Antonio Gomes de |
metadata.dc.creator: | Winkler, Ingrid Abreu, Júlio Cesar Andrade de Morais, Kátia Santos de Silva, Lindomar Pinto da Pinho, José Antonio Gomes de |
Resumen : | O objetivo do trabalho é descrever uma experiência de ensino baseada no olhar discente e docente em um projeto experimental da disciplina “Introdução à Administração”, ministrada para alunos de cursos como Engenharia, Nutrição, Direito, constituindo-se numa turma, portanto, heterogênea em sua formação. A dinâmica da disciplina é marcada pela realização de aulas-conferência, proferidas pelo professor, e aulas em microgrupos, coordenadas individualmente pelos monitores, funcionando como um processo simultâneo e complementar, a fim de possibilitar espaços mais amplos para a troca de experiências. A discussão adotou como referencial teórico os conceitos de aprendizagem significativa e interação (moreira, 1999; ausubel, 1982) e o uso de recursos estéticos para favorecimento da aprendizagem (davel et al., 2004; fischer, 2005). Valendo-se de uma pesquisa survey, o artigo analisa, quantitativa e qualitativamente, a percepção de alunos e docentes sobre o formato da experiência. Conclui-se que a heterogeneidade dos cursos de origem dos estudantes constitui um grande desafio, mas possibilita também diversas oportunidades de uma aprendizagem significativa. Este formato pode, então, servir de base para novos experimentos e colaborar com reflexões sobre a necessidade de reformulação do ensino em Administração e da própria formação de docentes em Administração, como defendem alguns autores. |
Palabras clave : | Processo ensino-aprendizagem Aprendizagem significativa Ensino de administração |
Editorial : | ANGRAD |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25739 |
Fecha de publicación : | 2012 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Processo Ensino-Aprendizagem em Administração em Condições de Heterogeneidade percepção de docentes e discentes.pdf | 924,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.