Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25739
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : O processo ensino-aprendizagem em administração em condições de heterogeneidade: percepção de docentes e discentes
Otros títulos : RAEP Administração: Ensino e Pesquisa
Autor : Winkler, Ingrid
Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Morais, Kátia Santos de
Silva, Lindomar Pinto da
Pinho, José Antonio Gomes de
metadata.dc.creator: Winkler, Ingrid
Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Morais, Kátia Santos de
Silva, Lindomar Pinto da
Pinho, José Antonio Gomes de
Resumen : O objetivo do trabalho é descrever uma experiência de ensino baseada no olhar discente e docente em um projeto experimental da disciplina “Introdução à Administração”, ministrada para alunos de cursos como Engenharia, Nutrição, Direito, constituindo-se numa turma, portanto, heterogênea em sua formação. A dinâmica da disciplina é marcada pela realização de aulas-conferência, proferidas pelo professor, e aulas em microgrupos, coordenadas individualmente pelos monitores, funcionando como um processo simultâneo e complementar, a fim de possibilitar espaços mais amplos para a troca de experiências. A discussão adotou como referencial teórico os conceitos de aprendizagem significativa e interação (moreira, 1999; ausubel, 1982) e o uso de recursos estéticos para favorecimento da aprendizagem (davel et al., 2004; fischer, 2005). Valendo-se de uma pesquisa survey, o artigo analisa, quantitativa e qualitativamente, a percepção de alunos e docentes sobre o formato da experiência. Conclui-se que a heterogeneidade dos cursos de origem dos estudantes constitui um grande desafio, mas possibilita também diversas oportunidades de uma aprendizagem significativa. Este formato pode, então, servir de base para novos experimentos e colaborar com reflexões sobre a necessidade de reformulação do ensino em Administração e da própria formação de docentes em Administração, como defendem alguns autores.
Palabras clave : Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem significativa
Ensino de administração
Editorial : ANGRAD
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25739
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.