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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWinkler, Ingrid-
dc.contributor.authorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
dc.contributor.authorMorais, Kátia Santos de-
dc.contributor.authorSilva, Lindomar Pinto da-
dc.contributor.authorPinho, José Antonio Gomes de-
dc.creatorWinkler, Ingrid-
dc.creatorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
dc.creatorMorais, Kátia Santos de-
dc.creatorSilva, Lindomar Pinto da-
dc.creatorPinho, José Antonio Gomes de-
dc.date.accessioned2018-04-12T17:11:04Z-
dc.date.available2018-04-12T17:11:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn2177-6083-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25739-
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é descrever uma experiência de ensino baseada no olhar discente e docente em um projeto experimental da disciplina “Introdução à Administração”, ministrada para alunos de cursos como Engenharia, Nutrição, Direito, constituindo-se numa turma, portanto, heterogênea em sua formação. A dinâmica da disciplina é marcada pela realização de aulas-conferência, proferidas pelo professor, e aulas em microgrupos, coordenadas individualmente pelos monitores, funcionando como um processo simultâneo e complementar, a fim de possibilitar espaços mais amplos para a troca de experiências. A discussão adotou como referencial teórico os conceitos de aprendizagem significativa e interação (moreira, 1999; ausubel, 1982) e o uso de recursos estéticos para favorecimento da aprendizagem (davel et al., 2004; fischer, 2005). Valendo-se de uma pesquisa survey, o artigo analisa, quantitativa e qualitativamente, a percepção de alunos e docentes sobre o formato da experiência. Conclui-se que a heterogeneidade dos cursos de origem dos estudantes constitui um grande desafio, mas possibilita também diversas oportunidades de uma aprendizagem significativa. Este formato pode, então, servir de base para novos experimentos e colaborar com reflexões sobre a necessidade de reformulação do ensino em Administração e da própria formação de docentes em Administração, como defendem alguns autores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANGRADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.98pt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de administraçãopt_BR
dc.titleO processo ensino-aprendizagem em administração em condições de heterogeneidade: percepção de docentes e discentespt_BR
dc.title.alternativeRAEP Administração: Ensino e Pesquisapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 13, n. 1, p. 43-75pt_BR
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