Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25739
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O processo ensino-aprendizagem em administração em condições de heterogeneidade: percepção de docentes e discentes
Other Titles: RAEP Administração: Ensino e Pesquisa
Authors: Winkler, Ingrid
Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Morais, Kátia Santos de
Silva, Lindomar Pinto da
Pinho, José Antonio Gomes de
metadata.dc.creator: Winkler, Ingrid
Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Morais, Kátia Santos de
Silva, Lindomar Pinto da
Pinho, José Antonio Gomes de
Abstract: O objetivo do trabalho é descrever uma experiência de ensino baseada no olhar discente e docente em um projeto experimental da disciplina “Introdução à Administração”, ministrada para alunos de cursos como Engenharia, Nutrição, Direito, constituindo-se numa turma, portanto, heterogênea em sua formação. A dinâmica da disciplina é marcada pela realização de aulas-conferência, proferidas pelo professor, e aulas em microgrupos, coordenadas individualmente pelos monitores, funcionando como um processo simultâneo e complementar, a fim de possibilitar espaços mais amplos para a troca de experiências. A discussão adotou como referencial teórico os conceitos de aprendizagem significativa e interação (moreira, 1999; ausubel, 1982) e o uso de recursos estéticos para favorecimento da aprendizagem (davel et al., 2004; fischer, 2005). Valendo-se de uma pesquisa survey, o artigo analisa, quantitativa e qualitativamente, a percepção de alunos e docentes sobre o formato da experiência. Conclui-se que a heterogeneidade dos cursos de origem dos estudantes constitui um grande desafio, mas possibilita também diversas oportunidades de uma aprendizagem significativa. Este formato pode, então, servir de base para novos experimentos e colaborar com reflexões sobre a necessidade de reformulação do ensino em Administração e da própria formação de docentes em Administração, como defendem alguns autores.
Keywords: Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem significativa
Ensino de administração
Publisher: ANGRAD
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25739
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.