DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Teses de Doutorado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25309

Title: A organização do trabalho educativo com o jogo na formação de professores de Educação Física
Authors: Oliveira, Rogerio Massarotto de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
Keywords: Professores de educação física - Formação;Jogos;Educação física - Estudo e ensino (Superior);Ensino;Pedagogia crítica
Issue Date: 6-Feb-2018
Abstract: Esta tese tem como objeto a organização d o trabalho educativo com o jogo na formação em educação física. O problema emerge da pluralidade de compreensão desse conteúdo no âmbito filosófico, científico e pedagógico cujos desdobramentos incide m diretamente na qualificação de professores e no processo de formação humana. Partindo da literatura clássica, objetivou selecionar os conteúdos sobre o jogo, analisar a sua lógica para a formação na perspectiva materialista e dialética da história e sist ematiza - lo de forma que contribua para uma possível organização curricular . Das explicações sobre o jogo obtidas a partir de seis autores selecionados, foram analisados os pressupostos ontológicos e gnosiológicos bem como as razões que o sustentam como um conteúdo a ser ensinado. A partir dos nexos entre o que a literatura clássica aponta sobre o jogo , d os fundamentos da teoria histórico - cultural e da pedagogia histórico - crítica, foi propo sta uma sistematização d o ensino com os seguintes eixos : E studo das manifestações objetivas do jogo e do brinquedo produzidos pela humanidade; a nálise dos pressupostos ontológicos e gnosiológicos das teorias do jogo aventadas pelos autores clássicos ; e studo da origem e desenvolvimento do jogo e do brinquedo; i nvestigação s obre a função social do jogo e da sua necessidade para a formação humana; e c ompreensão e análise do desenvolvimento da estrutura da atividade lúdica ocorrida no jogo (argumento/tema, papéis desempenhados, motivação e regras), considerando a periodização d o desenvolvimento mental da teoria histórico - cultural. Finalmente e simultaneamente ao processo de transmissão desses conhecimentos para que os professores sejam formados a ensinar , foi indicada a produção de materiais didático - pedagógicos na forma de jogos e brinquedos considerando os fundamentos do ensino desenvolvimental (Davidov) a respeito da elevação do pensamento empírico ao pensamento teórico.
This thesis has as study objetc the organization of the educational work with the game in the formation in physical education. The problem arises from the plurality of understanding of this content in the philosophical, scientific and pedagogical sphere whose consequences directly affec t the qualification of teachers and the process of human formation. Starting from the classical literature, it aimed to select the contents about the game, to analyze its logic for the formation in the materialist and dialectical perspective of history and to systematize it in a way that contributes to a possible curricular organization. From the explanations about the game obtained from six selected authors, we analyzed the ontological and gnosiological assumptions as well as the reasons that support it as a content to be taught. Based on the nexuses between what classical literature points to the game, the foundations of historical - cultural theory and historical - critical pedagogy, a systematization of teaching was proposed with the following axes: Study of the objective manifestations of the game and the toy produced by humanity; analysis of the ontological and gnosiological presuppositions of the theories of the game suggested by the classic authors; study of the origin and development of the game and the toy; research on the social function of the game and its need for human training; and understanding and analysis of the development of the structure of the play activity (argument / theme, roles played, motivation and rules), considering the periodization of the mental development of historical - cultural theory. Finally and simultaneously to the process of transmission of this knowledge for to taught teachers to teach , the production of didactic - pedagogical materials in the form of games and toys was indicat ed considering the fundamentals of developmental teaching (Davidov) regarding the elevation of empirical thought to.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25309
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese ROGERIO MASSAROTTO OLIVEIRA 2017.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA