Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2529
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A história do ensino em administração: contribuições teórico-metodológicas e uma proposta de agenda de pesquisa |
Otros títulos : | Revista de Administração Pública |
Autor : | Fischer, Tânia Waiandt, Claudiani Fonseca, Renata Lara |
metadata.dc.creator: | Fischer, Tânia Waiandt, Claudiani Fonseca, Renata Lara |
Resumen : | O debate sobre a importância do campo da história na área de administração ficou restrito, principalmente, aos estudos ligados à história dos negócios ou empresariais, à história da gestão e à história organizacional (Costa, Barros e Martins, 2009). No sentido de ampliá-lo, este artigo apresenta a historiografia do ensino e propõe quatro níveis de pesquisa sobre a história do ensino de administração: a) a vida dos mestres (professores) que construíram campos temáticos, formas de ensinar e instituições; b) os legados de ensino dos programas; c) a história das disciplinas escolares; e, d) a história das instituições de ensino. Além disso, revela as possibilidades teóricometodológicas da historiografia da educação para, desta forma, propor uma agenda de ações no sentido de institucionalizar o subcampo de história do ensino de administração no campo da história da administração. Finalmente, conclui-se com a proposta de se ensinar a história do ensino de administração no Brasil, disciplina que é praticamente inexistente nos currículos da área, mais particularmente, esse tema pode ser um componente curricular de disciplinas ou atividades que se propõem a formar mestres e doutores. |
Palabras clave : | Ensino História do ensino Conhecimento Administração Metodologia Teaching The history of education Knowledge Business administration Methodology |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2529 |
Fecha de publicación : | 2011 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (EA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
v46n1a03.pdf | 634,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.